A Copa do Mundo de futebol feminino começa na próxima quinta-feira, 20, e vai mostrar se a sorte do elenco de brasileiras fica só no âmbito amoroso ou se elas também vão se dar bem em campo. Com predominância de jogadoras lésbicas entre as atletas, a seleção brasileira é mais uma entre as equipes que mostra que o amor entre mulheres tem espaço dentro e fora das quatro linhas.
Desta vez, não há nenhum casal dentro da seleção, de fato, mas foi por pouco. Convocada por Pia, a zagueira do Real Madrid Kathellen Souza vive uma relacionamento com a lateral do São Paulo Fernanda Palermo. As duas conquistaram juntas a Copa América em 2022, mas Fernanda não foi convocada por Pia para o Mundial na Austrália. A não-convocação da lateral chegou a ser, inclusive, polêmica, assim como outras decisões feitas pela técnica para a Copa. Kathellen e Fernanda decidiram tornar o relacionamento público em fevereiro de 2021, e desde então trocam declarações com frequência nas redes sociais.
Kathellen e Fe Palermo — Foto: Reprodução/Instagram
A atacante Andressa Alves e a ex-jogadora Fran também se conheceram em campo. O primeiro contato das duas foi na seleção brasileira, em 2012. Oito anos depois, em 2020, elas concretizaram o relacionamento e se casaram. Andressa seguiu sua carreira como jogadora e foi uma das convocadas de Pia para a Copa. Já aposentada, Fran deixou sua atuação em campo e passou a produzir conteúdo sobre futebol feminino. Assim como Kathellen e Fernanda, as duas também trocam declarações na web.
Andressa Alves e Franzinha — Foto: Reprodução/Instagram
Também convocada por Pia, a zagueira Lauren, hoje no Madrid CFF, namora a atacante Mileninha, do Internacional, que conquistou no ano passado o bronze no Mundial sub-20. Apesar de a seleção ser repleta de relacionamentos mais longos, as duas assumiram o romance há um mês, quando se declararam publicamente uma para a outra nas redes sociais.
Milleninha e Lauren — Foto: Reprodução/Instagram
Marta é outra que faz parte do time, dentro do elenco de Pia, que vive um relacionamento com outra jogadora de futebol. Mas, no caso da melhor do mundo, o romance é vivido majoritariamente nos Estados Unidos, com uma norte-americana. A sortuda é a zagueira Carrie Lawrence, que se aproximou de Marta dentro de campo, uma vez que as duas atuam no time dos EUA Orlando Pride. Elas estão juntas há um ano e já moram juntas por lá. Nos últimos meses, Carrie apresentou a brasileira para sua família, que acolheu Marta e até posou para fotos com ela. No namoro, a melhor do mundo é a que menos posta registros com a amada nas redes. Carrie, por sua vez, se declara com frequência à amada.
Jogadora Marta e sua namorada — Foto: extra
Mas se engana quem pensa que na seleção só há espaço para histórias de amor que têm o futebol como pontapé inicial. A jogadora Adriana Silva, por exemplo, namora a empresária Nathalia Castro desde 2016. Nas redes sociais, Nathalia mostra que faz questão de assistir aos jogos da amada quando possível. Em meio a registros das duas no dia a dia, a empresária também coleciona fotos nas arquibancadas Brasil afora vestindo camisetas da seleção com o nome de Adriana.
Adriana Silva e Natália Castro — Foto: Reprodução/Instagram
A atacante Nycole Raysla vive um relacionamento com a brasiliense Taiene Cunha desde 2021. Mais discretas no âmbito pessoal, Taiene tem seu perfil trancado nas redes sociais, mas a jogadora não deixou de fazer postagens com a amada por isso. Nycole tem poucas publicações em seu perfil do Instagram, que tem uma pegada mais profissional do que pessoal. Mesmo assim, ela compartilhou duas declarações à amada em datas comemorativas na web.
Nycole Raysla e Taiene Cunha — Foto: Reprodução/Instagram
A lateral Tamires Dias também vive uma história de amor que não começou dentro de campo, mas que tem o futebol como um dos pilares. A atleta, que vai jogar sua terceira Copa do Mundo, vive um romance digno de filme com a cantora Gabi Fernandes. As duas assumiram o relacionamento em agosto do ano passado, mas eram shippadas por internautas bem antes disso.
Elas se conheceram por meio da zagueira Érika, que era companheira de time de Tamires no Corinthians e amiga da cantora. Na época, torcedores do Timão, inclusive, especulavam um possível romance entre Érika e Gabi, já que Tamires era casada com César de Britto, com quem tem um filho. A última aparição da convocada por Pia com o ex-marido foi em 2020, quando ela contou, em live, que estava aproveitando a família em casa durante a pandemia.
Quando tornaram o namoro público, Tamires e Gabi revelaram que, por muito tempo, preferiram não responder perguntas sobre a relação que tinham. Durante esse período em que as duas não confirmavam ou negavam o romance, fãs se contentavam com qualquer interação pública ou virtual das duas.
Gabi Fernandes e Tamires Dias — Foto: Reprodução/Instagram