A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, viajou para a França para representar o país oficialmente na abertura dos Jogos Olímpicos e terá o mesmo tratamento dispensado a chefes de Estado, mas sua agenda na capital francesa não foi divulgada.
Ela embarcou em um voo comercial da Air France e vai aterrissar na cidade às 14h05 desta quinta-feira, 25. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com um decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, apenas algumas autoridades — a primeira-dama não está incluída — têm permissão para usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao chegar à França, no entanto, Janja receberá tratamento de chefe de Estado, incluindo desembarque prioritário e saída por uma área reservada para autoridades. O governo francês decidiu dispensar esse tratamento a ela justamente porque ela representa oficialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Agenda de Janja em Paris não foi divulgada
Embora a viagem seja oficial, a assessoria de Janja ainda não divulgou sua agenda em Paris durante a abertura dos Jogos Olímpicos.
O local de hospedagem de Janja está sendo tratado como segredo de Estado, mesmo que a viagem tenha compromissos públicos.
Sabe-se que ela foi convidada para um jantar oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e uma recepção do presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu.
O único compromisso divulgado por Janja até agora é um encontro com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.