O iPhone 15 deve ser o primeiro smartphone da Apple com conector USB-C no lugar da atual porta Lightning. A aposta é de Mark Gurman, em sua newsletter Power On e ela segue basicamente a obrigação da empresa da maçã para poder vender na União Europeia, onde este tipo de plugue precisa ser utilizado pelas fabricantes.
Quando eu digo que este será o primeiro celular, falo por conta de que o movimento da Apple em direção do USB-C não é exatamente uma novidade dentro da empresa. Em 2015 a marca da maçã inseriu este tipo de conector em seus computadores e em 2018 o iPad Pro foi o primeiro tablet com um, deixando de lado o cabo Lightning.
Se você considerar que a Beats é da Apple, então fones de ouvido criados pela marca já seguem o USB-C há algum tempo. A nova regra da União Europeia deve catalisar esta mudança e ela diz que até o final de 2024 todos os celulares, tablets e câmeras vendidas no bloco precisam usar este tipo de fio como conexão.
PUBLICIDADE
Mudança no iPhone acontece antes do prazo final
Gurman acredita que a Apple não deve esperar até o final do período, o que englobaria o iPhone 16, para realizar a mudança. Para ele, a alteração já vai acontecer na próxima geração de aparelhos, que deve ser lançada um ano antes de 2024 – também conhecido como ano que vem, ou 2023.
O último produto da Apple, levando em conta smartphones e tablets, sem porta USB-C é o iPad mais básico, mas rumores apontam que ele deve deixar de lado o conector Lightning ainda neste ano, em uma geração mais recente do gadget.
Pensando em todo catálogo de produtos vendidos pela Apple, ainda sobram os periféricos como o Magic Mouse, o teclado Magic Keyboard, o Magic Trackpad e os fones AirPods como últimos ainda para adotar o USB-C. Ah, tem o iPhone SE também.