A Associação Instituto Liberdade do Amazonas, presidida por Luciane Barbosa Farias, a Dama do Tráfico, voltou a pedir doações na internet, na última segunda-feira, 26. Segundo a Polícia Civil, a ONG é uma maneira de o Comando Vermelho lavar dinheiro do tráfico de drogas.
Liderado por Luciane, o instituto já havia pedido doações no ano de 2023 através das redes sociais.
Quem é a “Dama do Tráfico”?
Ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho no Estado.
No ano de 2022, Clemilson foi condenado a 31 anos de prisão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Já Luciane foi condenada a dez anos por associação ao tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ela recorre em liberdade.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo da Dama do Tráfico com a ONG é “perpetuar a existência da facção criminosa e obter capital político para negociações com o Estado”.
Mulher de líder do Comando Vermelho já foi recebida pelo ministério de Flávio Dino
No ano de 2023, a Dama do Tráfico participou de um encontro no Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde assessores e secretários do então ministro Flávio Dino estavam presentes.
Dino se manifestou e disse que “nunca recebeu líderes em seu gabinete”. “De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que não se realizou em meu gabinete” afirmou o ex-ministro.
A Dama do Tráfico se manifestou em nota à imprensa e afirmou não ser da facção, mas sim alguém que luta pelo direito dos detentos, visto que seu marido está preso por suposto envolvimento com ilícitos do CV no Amazonas.