Menu

Infográfico: veja a mecânica do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Ex-PM Élcio Queiroz revelou dinâmica dos homicídios da vereadora e do motorista em delação premiada

Em delação à Polícia Federal, o ex-PM Élcio Queiroz esmiuçou os passos que ele e o ex-Bope Ronnie Lessa deram na noite da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A parlamentar começou a ser monitorada meses antes do assassinato e houve outras tentativas frustradas na mesma região do Estácio — bairro mapeado por Lessa como ideal para cometer o crime.

Dia 14 de março de 2018

Troca de carro na Barra

Meio-dia: Ronnie Lessa liga para Élcio Queiroz, dizendo: “vai pra casa e eu vou te chamar no momento que for.”

16h e pouco: Ronnie chama Élcio pedido para ir para o Vivendas da Barra, casa de Ronnie.

17h: Élcio chega em um Logan Prata ao condomínio Vivendas da Barra. Élcio autorizou sua entrada. Eles trocam de carro e saem do condomínio numa Evoque com Ronnie dirigindo o carro. Lessa tinha posto uma bolsa de viagem dentro do carro e estava de calça.

Mapa da mêcanica do crime da Marielle Franco - troca de carros — Foto: Arte GLOBO

Mapa da mêcanica do crime da Marielle Franco – troca de carros — Foto: Arte GLOBO

1- Ida do Vivendas da Barra até a balsa: Seguem para a balsa de travessia da Avenida das Américas onde estava parado o Cobalt prata. Ronnie pede a Élcio para desligar o celular. Élcio desliga o aparelho, põe no módulo avião e coloca no console do Evoque. Os dois descem do carro.

2- Saída da balsa em direção ao Alto da Boa Vista: Élcio assume a direção do Cobalt com Ronnie no banco do carona. Ronnie pede a Élcio para ir em direção ao Centro. Élcio e Ronnie pegam a Avenida Lúcio Costa.

Trajeto até o Centro e orientação

1- Saída da Barra pela Itanhangá: No caminho, Élcio indaga quem é o alvo. Ronnie responde que era a vereadora, disse o nome de Marielle e foi orientando-o sobre a ação. Seguiram pelo Itanhangá e subiram o Alto da Boa Vista e foram em direção à Praça Saens Peña

Mapa da mecânica do crime da Marielle - da Barra para a Casa das Pretas — Foto: Arte GLOBO

Mapa da mecânica do crime da Marielle – da Barra para a Casa das Pretas — Foto: Arte GLOBO

2- Alto da Boa Vista, Tijuca e a Casa das Pretas, no Centro: Élcio alerta que o local da ação seria ao lado do antigo Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Segundo Élcio, Ronnie já sabia do local. Élcio descobre que seria na Casa das Pretas, na Rua do Inválidos.

Na frente da Casa das Pretas

1- Élcio e Ronnie vem da Tijuca: Passam pela Rua da Relação e não encontram vaga.

2- Volta para encontrar vaga: Dão uma volta. Pensam estarem atrasados por já estar escurecendo. Ronnie estava preocupado da possibilidade ter perdido o evento . Tem dificuldade em parar em um ponto da Rua dos Inválidos com poucas câmeras e encontram um vaga. Param o carro e Ronnie baixa o banco, colocando totalmente na horizontal. Com ajuda de Élcio, Ronnie passa para o banco de trás. O carro fica desligado e totalmente feshado

Mecânica do crime da Marielle Franco - mapa do trajeto na Casa das Pretas — Foto: Arte GLOBO

Mecânica do crime da Marielle Franco – mapa do trajeto na Casa das Pretas — Foto: Arte GLOBO

Ronnie vai se equipando, coloca o casaco, tira a metralhadora MP5 e coloca um silenciador. Depois pega um binóculo.

metralhadora usado por Ronnie lessa — Foto: Arteb GLOBO

metralhadora usado por Ronnie lessa — Foto: Arteb GLOBO

Quando Marielle aparece, Ronnie diz: “tô pensando em pegar aqui mesmo”. Referindo-se a matar a vereadora ali mesmo. Élcio pontua sobre as câmeras no local. e Ronnie diz que não vai fazer nenhuma loucura.

Anderson, motorista de Marielle, está em pé olhando o celular. Marielle fala de despede de uma senhora e entra no carro. Segundo Élcio, Ronnie usa o celular para ver onde tem operação da Polícia por causa da fuga.

A execução

Quando Marielle entra no carro, Élcio pergunta: “´E agora, e essa senhora?”. Achando que Ronnie iria abortar. Ronnie fala: “É ela.”. Reconhecendo Marielle. O carro, um Agile, sai com Marielle, Anderson e a assessora. Ronnie sabia quem eram as pessoas com a vereadora.

Mecânica do assassinato de Marielle Franco - a execução — Foto: Arte GLOBO

Mecânica do assassinato de Marielle Franco – a execução — Foto: Arte GLOBO

1- Perseguição: Ronnie e Élcio vão atrás no Cobalt. No trajeto, um carro preto com rodas e vidros pretos, emparelha com o Cobalt. Élcio e Ronnie pensaram que poderia ser um carro da polícia disfarçado. Élcio acha que haveria confronto. O suposto carro de policias para no Largo do Estácio e os ocupantes descem.

O carro de Marielle foi se distanciando. Ronnie diz para Élcio “ficar tranquilo”.

2- Execução: Ronnie diz: “é agora e emparelha…emparelha no caso a minha janela, mparelha a minha janela com a de trás do lado direito. Ronnie já estav de touca de ninja.

O Agile de Marielle para e aguardando para virar da Rua Joaquim Palhares para a Paulo de Frontim. Élcio emparrelha o Cobalt com a janela do motorista com a janela do carona. Élcio olha, a janela de trás com Ronnie estava abaixada e ele ouve a rajada de metralhadora. As cápsulas vazias caem sobre a cabeça e pescoço de Élcio.

*Com informações OGLOBO

plugins premium WordPress