Menu

Imprensa internacional repercute decisão contra Bolsonaro no STF

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro réu junto a outras sete pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado ganhou destaque nos jornais internacionais.

Diferentes publicações divulgaram o caso. O The Wall Street Journal escreveu que a decisão da Suprema Corte do Brasil representa um “golpe para um dos aliados mais próximos do presidente Donald Trump na América Latina”.

Na matéria, o jornal explica que Bolsonaro foi acusado por supostos planos para dar um golpe militar no país e de assassinar autoridades brasileiras, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A publicação citou ainda uma manifestação do ex-presidente no X, dizendo que estava sendo comparado a líderes da oposição na Nicarágua e na Venezuela. “Não pense que o mundo não está assistindo, o que ocorre é uma perseguição seletiva, acusações vagas de extremismo e ameaças à democracia e, então, a tentativa de eliminar a oposição por meio dos tribunais”, escreveu Bolsonaro.

Já uma reportagem do The New York Times descreveu a decisão do STF como um julgamento contra o ex-presidente brasileiro “por seu papel em uma vasta conspiração para se agarrar ao poder após sua derrota eleitoral de 2022”.

O jornal apontou como “surpreendente” o comparecimento de Bolsonaro no primeiro dia da audiência ao lado de seus advogados, onde permaneceu em silêncio.

O Times destacou que o julgamento, que ainda não foi marcado, “é fruto de uma investigação abrangente de dois anos, na qual a polícia invadiu casas e escritórios, prendeu pessoas próximas ao Sr. Bolsonaro e obteve uma confissão importante de um assessor sênior do ex-presidente”.

O jornal ainda sinalizou a proximidade do indiciamento de Bolsonaro com o anúncio de que a empresa de mídia de Donald Trump estava processando o ministro do STF Alexandre Moraes, nos EUA, por “censurar ilegalmente vozes de direita nas redes sociais”.

A Fox News publicou que um painel do STF ordenou que Bolsonaro enfrentasse um processo por alegado plano de golpe de Estado. A emissora afirmou que o ex-presidente brasileiro “desafiou abertamente o sistema judicial durante seu mandato de 2019-2022”.

A Fox News enfatizou que Bolsonaro negou repetidamente irregularidades e diz que está sendo perseguido politicamente. A emissora ainda citou uma fala do ministro Flávio Dino durante o voto, dizendo que “golpes matam. Não importa se acontece hoje, no mês seguinte ou alguns anos depois”.

A emissora BBC também repercutiu a decisão da Primeira Turma do STF, apresentando Bolsonaro como um “admirador de Trump que nunca reconheceu publicamente sua derrota eleitoral para o adversário de esquerda, Lula”.

A emissora britânica ainda explicou que o ex-presidente pode pegar anos de prisão se for considerado culpado em um julgamento.

O jornal The Washington Post também repercutiu a decisão no STF, descrevendo Bolsonaro como um “militar reformado que expressa nostalgia pelo passado ditatorial do país” e que vem desafiando abertamente o Judiciário brasileiro desde seu mandato antes do governo Lula.