Menu

IML do Amazonas disponibiliza cartório em sua estrutura para registro de certidões de óbito

Compartilhe

Serviço oferecido dispõe de maior agilidade na emissão do documento aos familiares

Para dar mais celeridade e facilitar a emissão do documento de suma importância para a realização de liberação de corpos e sepultamentos, o Instituto Médico Legal (IML) disponibiliza, em sua estrutura física, um cartório. Funcionando desde 2015, o local auxilia na emissão de certidões de óbito aos familiares, sem que haja a necessidade de que estes se desloquem para outro lugar a fim de que este documento seja emitido.

A instalação do cartório no IML ocorreu por determinação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o serviço está disponível das 8h ao meio-dia.

De acordo com o coordenador operacional do IML, Carlos Procópio, essa utilidade ajuda os familiares em momentos de abalo emocional.

“É uma facilitação na demanda de liberação dos corpos, e também as famílias, que muitas vezes não tem um meio de transporte, precisam emitir a certidão, tirar cópias e o que é necessário para realizar um sepultamento, já que nenhum corpo é liberado sem certidão. É uma forma de amenizar o sofrimento das famílias em relação ao processo burocrático”, explicou.

FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM

O militar Janderson Alves da Silva não sabia da existência do serviço. Após a perda de um familiar, ele disse que o processo desburocratizado ajudou no momento de tristeza.

“É uma facilidade que a gente não sabia. Fiquei sabendo após essa tragédia com um parente meu e nós viemos aqui. É mais fácil do que ficar rodando pela cidade e muitas vezes com uma fila grande. Então achei boa a intenção deles colocarem um cartório dentro do Instituto”, disse o militar.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress