CANUTAMA (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou uma Ação Integradas de Retificação do documento Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre 17 e 21 de outubro, na Vila Açuanópolis, na região sul do município de Canutama (619 quilômetros de Manaus), no quilômetro 70 da rodovia BR-319 (sentido Rondônia-Amazonas).
“É importante para todos os projetos de desenvolvimento relacionados com nossa região, que os imóveis estejam devidamente regularizados no Cadastro Ambiental Rural, para que as iniciativas alcancem todas as famílias, a maioria da Agricultura Familiar, mas com outras possibilidades como o manejo, por exemplo”, explica Luiz Rocha, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef).
Ao todo 155 famílias de agricultores rurais foram atendidas na ação. Com número expressivo, foi necessário o deslocamento de mais nove profissionais para a ação. De acordo com Marcos Chíxaro, gerente do Posto Avançado do Idam no sul de Canutama, inaugurado há pouco mais de 30 dias, é de grande importância essa ação para todos os produtores da região, tantos os que já tinham CAR como os que precisam ter o CAR.
“Já estamos avaliando a próxima atividade, para os novos cadastros. Os nossos produtores precisavam desse contato conosco, porque eles são de Canutama, mas estão mais perto de Humaitá, que já tem um outro grande público. Eles acabavam ficando sem essa orientação e assistência dada pelos nossos técnicos e por isso essa ação é fundamental”, enfatiza Chíxaro.
Foram parceiros do Idam na Ação de Retificação do CAR, o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura Municipal de Canutama, Projeto Floresta+ Amazônia (PFA), Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeith (G.I.Z.) e o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), participaram das ações de retificação e atualização do CAR.
Cadastro Ambiental Rural
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais e que faz parte dos dados utilizados pelo Governo Federal para o planejamento ambiental, econômico e demais ações públicas de desenvolvimento e combate ao desmatamento.
Tecnicamente, quem tem o CAR atualizado, consegue ser “visto” pelos órgãos federais e usufruir das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, além da importante contribuição de monitoramento de derrubadas e queimadas.