Secretaria Municipal de Educação de Humaitá cumpriu um cronograma rigoroso para que esta quarta-feira, 1, se tornasse inesquecível para os alunos da rede pública municipal. Além da vacinação da maioria dos professores e profissionais da educação, foram realizados nos últimos dias treinamentos (formação) de todos os envolvidos no dia a dia das escolas. Tudo para cumprir as regras da OMS – Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretária de Estado da Saúde e receber novamente os alunos em sala de aula.
Em casa desde março de 2020 com a explosão da pandemia do Covid-19, os alunos tiveram hoje o seu primeiro dia de uma rotina diferente na escola. O sistema híbrido prevê o atendimento de 50% dos alunos a cada dia. Na rede municipal são 5.093 alunos matriculados nas 12 escolas que funcionam na zona urbana. A metade retornou hoje, enquanto a outra metade retornará amanhã.
Na Escola Municipal Rosa de Sarom são 550 alunos matriculados, segundo a diretora Clemilce Magalhães. A diretora informou que o primeiro dia foi normal. Os alunos foram recepcionados no portão e conduzidos às salas pelos servidores da Escola, onde os professores já aguardavam.
“Todos ganharam duas máscaras, aferiram a temperatura e foram para suas salas”, disse Clemilce. Um portal de balões coloridos fez a recepção dos alunos na Escola Municipal Rosa de Sarom, e para todos os lados informações sobre o Covid-19, marcações de distanciamento e limitação de circulação. “São medidas necessárias para garantir a segurança de todos”, disse a diretora.
“Os pais trazem os alunos até o portão. Deste ponto em diante somente alunos, professores e outros profissionais da educação podem entrar”, disse Clemilce Magalhães. “Antes deste momento foram muitas reuniões com os pais, via redes sociais, explicando o que iria acontecer. A família tem ajudado muito neste novo momento”, acrescentou a diretora.
A rotina do primeiro dia de aula, depois de um longo tempo em casa se repete nesta quinta-feira, 2 para a outra metade dos alunos matriculados na rede pública municipal. No portão todos passam pela higienização das mãos, aferição de temperatura, e são conduzidos às salas de aula. A rotina desta escola se repetiu em todas as escolas da rede pública municipal, incluindo as creches.
Segundo a secretaria de educação do município Arnaldina chagas, o retorno das aulas presenciais e a retomada do futuro das crianças de Humaitá, e informou que as aulas na Zona rural começaram em outubro e a intenção da secretaria e dar mais qualidade ao ensino no município.
*Com informação do noticiasdaamazonia