Rafael de Oliveira Lopes, 28, preso nesta segunda-feira (13), confessou ter matado estrangulada a adolecente Vitória de Jesus Rodrigues de Souza, de apenas 15 anos, que estava grávida de oito meses.
De acordo com a polícia, a jovem foi atacada por Rafael ao ir à casa do pai de seu bebê, no bairro Cidade de Deus, no último dia 31 de agosto. Rafael morava nas proximidades de aproveitou o momento para tentar estupra-lá:
“Ele ouviu ela gritar pelo Henrique. O Henrique havia se comprometido a buscá-la no ponto de ônibus, não o fez e aí ela foi sozinha até a casa dele e ciou batendo. Isso chamou a atenção de Rafael que atacou por trás”, diz a delegada Mirna de Miranda.
Com riqueza de detalhes, Rafael contou que apertou o pescoço da vítima na tentativa de imobilizá-la, mas eles despencaram de um barranco. A adolescente sofreu vários ferimentos e ficou semi-desacordada. Mesmo assim, Lopes a arrastou até à sua casa e a levou para dentro quarto.
A mãe dele, Ivanir Silva de Oliveira, 56, assistiu toda a cena, mas não pediu ajuda. O homem então tirou a roupa da vítima e segundo ele, tentou estuprá-la enquanto ela agonizava de dor.
Vitória acabou desmaiando completamente e Rafael desistiu de consumar o crime, de acordo com o depoimento dele. Ele então saiu do quarto, pediu uma roupa de Ivanir e trocou as vestes da garota que estava toda suja de barro:
“Ele vestiu a Vitória e levou ela pra fora de casa novamente e deixou ela no chão, ali na frente da casa de Henrique que é o pai do bebê que ela estava esperando”, destaca a delegada.
Para a polícia, Rafael contou que não tinha a intenção de matar Vitória e que o objetivo dele era estuprá-la. Ivanir também confessou a participação no crime e disse que não pediu socorro ao presenciar o ato monstruoso do filho porque tem medo dele.
O acusado tem perfil violento e é detento do semibaerto devido a outras passagens por estupro de vulnerável.
A delegada afirma que a frieza de Rafael e suas atitudes em relação à Vitória chocaram até mesmo a polícia e destaca que o próximo passo é apresentar o homem em audiência de custódia. Ivanir também deve ser apresentada à Justiça ainda nesta segunda-feira (13).