Manaus – O agente da Guarda Civil Municipal de Manaus, Francisco das Chagas Eugênio de Araújo, foi preso neste sábado (26) após agredir violentamente um morador em situação de rua no Centro da capital amazonense.
A juíza Patrícia Macedo de Campos aceitou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O servidor público é investigado por tortura.
O caso ocorreu na quinta-feira (24), em um prédio localizado entre a avenida 7 de Setembro e a rua Gabriel Salgado, na zona sul da cidade.
O episódio foi registrado em vídeo e divulgado pelo portal Radar Amazônico. Nas imagens, Francisco aparece agredindo o homem, que vestia apenas um short, e faz ameaças.
“Tu só vai apanhar. Desmaia, descansa aí que depois vai tomar outro pau”. A vítima, desesperada, tentava se defender, afirmando: “não fui eu”.
Além de Francisco, outros seis guardas municipais que estavam no local e presenciaram a cena sem intervir estão sendo responsabilizados por omissão.
Todos os envolvidos foram afastados de suas funções pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg), e podem ser exonerados.
Francisco foi encaminhado ao 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e deve passar por audiência de custódia e exame de corpo de delito. Ele permanecerá à disposição da Justiça enquanto o processo segue em investigação.
Em nota, a Prefeitura de Manaus confirmou a veracidade do episódio e reiterou que está colaborando com as investigações.