O Grêmio está nas quartas de final da Copa do Brasil de 2023. Após empate por 1 a 1, no Rio Grande do Sul, o time bateu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, na noite desta quarta-feira. O time anotou gol com Villasanti, ainda no primeiro tempo, e suportou a pressão adversária na reta final dos 54 minutos da segunda etapa. O adversário será definido por sorteio.
Protesto!
Os jogadores dos dois times protestaram logo que o árbitro apitou para o início do jogo. O Grêmio tocou a bola para trás, e os atletas, parados, ficaram com a mão sobre a boca. O gesto aconteceu também no duelo entre Fortaleza e Palmeiras e está relacionado à Lei Geral do Esporte, cujo texto aguarda aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A alegação dos jogadores é de que não foram ouvidos na elaboração do texto.
Caixa recheado!
Além de seguir vivo em busca do sexto título na Copa do Brasil, o Grêmio também comemora a classificação pelo viés financeiro. O avanço às quartas de final garantiu mais R$ 4,3 milhões em premiação. Disputando o torneio desde a primeira fase, o clube acumula R$ 12,8 milhões.
Primeiro tempo
O Cruzeiro teve a posse de bola desde o início do jogo. O Grêmio marcou praticamente em todo o tempo atrás do meio-campo, tirando os espaços ofensivos do adversário. Em um cruzamento, Dourado quase abriu o placar, mas teve cabeçada interceptada sobre a linha. Em uma rara subida de marcação gremista, Lucas Oliveira errou a saída de bola, e Suárez deixou na medida para Villasanti abrir o placar, aos 26 minutos. O time mineiro passou por alguns minutos de instabilidade, com erros em excesso, mas depois voltou a ter mais a bola. No fim, uma pressão com vários escanteios, bola de Henrique Dourado no travessão e boa defesa de Grando. Mas, sem mais gol até o intervalo.
Segundo tempo
A tônica foi a mesma, com o jogo acontecendo praticamente apenas no campo do Grêmio. O Cruzeiro conseguiu algumas chegadas perigosas ao entorno da área, mas sem tantos arremates que gerassem sustos a Gabriel Grando. Em um contra-ataque, o Grêmio marcou o segundo gol, com Bitello, mas o árbitro anulou após análise no VAR. Na reta final, com dois centroavantes em campo, o time de Pepa passou a buscar ainda mais as jogadas pelos lados. Mas foi em uma subida de Marlon pelo meio que Gilberto parou em grande defesa do goleiro gremista, que ainda salvou no rebote. Grando também salvou finalização de Bruno Rodrigues nos acréscimos. Foi decisivo para manter a meta intacta e levar o tricolor gaúcho às quartas de final.
Agenda
Os dois times voltam a campo no final de semana, mas pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, às 18h30 (de Brasília), o Cruzeiro terá o clássico contra o Atlético-MG, em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. No domingo, às 16h, o Grêmio recebe o São Paulo. Ambos os jogos são válidos pela nona rodada.