O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta 5ª feira (12.out.2023) que o governo mobilizará um maior efetivo da FNSP (Força Nacional de Segurança Pública) para reforçar as equipes que combatem os incêndios florestais que atingem o Amazonas. Dino não informou o número de agentes que serão enviados aos Estados.
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Dino afirmou que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Segundo ele, a decisão de enviar para o Estado mais agentes da Força Nacional se deu a pedido do governador e por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
SECA NO AMAZONAS
Na 4ª feira (11.out), Manaus ficou entre as cidades com a pior qualidade do ar no mundo. Às 12h50 (horário local), a capital amazonense registrou 387 microgramas de poluentes por metro cúbico, o que indica efeitos graves na saúde dos moradores da região. No mesmo horário, São Paulo registrou 122 microgramas de poluentes por metro cúbico. Os dados são da plataforma World Air Quality Index.
O nível de poluição detectado é consequência das crescentes queimadas no Estado. A situação hídrica na Amazônia é considerada a pior dos últimos 43 anos na região, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Desde 1980, a estação menos chuvosa no bioma não tinha índices tão agudos de deficit de chuva.