O Governo do Amazonas, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e a Prefeitura de Manaus, representado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, realizaram nesta terça-feira (18/05), uma vistoria na área de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no igarapé do 40, no trecho entre as avenidas Silves e Maués, zona sul de Manaus.
A vistoria junto à Defesa Civil Municipal foi de reconhecimento, visando verificar o risco dos imóveis que estão na área de intervenção; e as moradias demarcadas pela defesa civil para receber o atendimento do município.
A visita foi alinhada em reunião entre órgãos da Prefeitura, contando com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Defesa Civil municipal. Na reunião se discutiu a situação emergencial em que esses moradores da área de intervenção se encontram, devido à cheia histórica.
“Fizemos uma reunião de alinhamento para explicar que o Prosamim não tem atendimento de urgência imediata, que mesmo nas áreas onde estamos trabalhando, se a gente tiver situação de imóveis extras de vulnerabilidade social muito exacerbada, precisaremos do apoio da prefeitura e da infraestrutura que a Defesa Civil traz”, é o que explica a subcoordenadora do social da UGPE, Viviane Dutra.
A subcoordenadora ainda comenta que a vistoria no local é para, justamente, identificar as moradias que não tem previsão de atendimento do Prosamim, se encontram na área com o cenário mais crítico e já estão marcadas para receber atendimento da Defesa Civil.
“Existe uma série de situações que identificamos no monitoramento e se percebeu a necessidade dessa parceria, tanto da Semasc quanto da Defesa Civil Municipal”, finaliza Dutra.