O envio contemplou os municípios de: Fonte Boa (450 doses), Jutaí (310 doses), Tonantins (340 doses), Amaturá (430 doses), São Paulo de Olivença (2.340 doses) e Benjamin Constant (350 doses). Todo o procedimento de logística para a distribuição do medicamento é realizado por meio da Casa Militar.
De acordo com o balanço mais recente disponibilizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) nesta sexta-feira, até o momento o Governo do Estado já distribuiu, ao todo, 768.800 doses da vacina em todo o Amazonas e aguarda a retirada de 42.944, referente a oitava remessa destinada à complementação das vacinas no público de 60 a 64 anos.
Todos os 62 municípios do Amazonas já foram informados da distribuição das doses. Para efetuar a retirada, é preciso que a prefeitura da localidade entre em contato com a FVS, com antecedência de 24 horas, para realizar o agendamento do pedido, que será entregue a um representante oficial do município.
Recurso Federal – A FVS-AM informa, ainda, que o custeio de ações de Vigilância em Saúde, que inclui as políticas públicas de imunização, é feito por meio de repasse de recursos federais do Piso Fixo de Vigilância, bem como recursos oriundos do Ministério da Saúde para a Atenção Básica, que deve ser destinado às ações do território.
Quanto ao apoio logístico de transporte das vacinas, a FVS-AM, em parceria com a Secretaria da Casa Militar, vem somando esforços para viabilizar o transporte dos insumos para os municípios mais distantes, considerando a dificuldade de acesso pelo modal terrestre. Já foram atendidos mais de 30 municípios, os quais receberam apoio da equipe do Departamento de Aviação do Governo do Estado.