O Governo do Amazonas anunciou, nesta terça-feira (18/02), a programação oficial e as ações integradas do Estado para o Carnaval na Floresta 2025, que será realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Além dos desfiles das escolas de samba, blocos de rua e o tradicional Carnaboi, as atividades no período da folia terão reforço no esquema de segurança, ações de saúde e iniciativas de proteção social coordenadas por órgãos como as Secretarias de Segurança Pública (SSP-AM), Saúde (SES-AM) e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André de Oliveira, o objetivo é proporcionar o melhor carnaval dos últimos tempos.
“Estamos dando, em nome do governador Wilson Lima, o pontapé inicial para os festejos do Momo, para o nosso carnaval. Vamos brincar o carnaval com responsabilidade e tenho certeza que faremos um grande carnaval, resgatando os carnavais que sempre foram grande alegria do nosso povo amazonense, afirmou o secretário de Cultura.
No Sambódromo de Manaus, o tradicional desfile das escolas de samba contará com novidades, como espaços instagramáveis, uma exposição em homenagem à atriz e porta-bandeira Ednelza Sahdo e troféus das categorias do Carnaval. Os desfiles ocorrerão nos dias 27, 28 de fevereiro e 1º de março.
No dia 27, as escolas do Grupo de Acesso B abrem as festividades. No dia 28, será a vez das escolas do Grupo de Acesso A, que disputam o título de campeãs para garantir o ingresso no grupo especial em 2026. Já no dia 1º de março, as escolas de samba do Grupo Especial desfilam pela passarela do samba. A ordem dos desfiles foi decidida por sorteio.
Carnaboi
No Studio 5, o Carnaboi será realizado nos dias 7 e 8 de março, unindo as tradições do Carnaval e dos bois-bumbá. As apresentações começarão às 19h, com a apoteose dos dois bois.
A festa será transmitida ao vivo para toda a região Norte, pela Rede Amazônica, com shows especiais preparados por representantes de Caprichoso e Garantido.
Carnaval do Povão
O Carnaval do Povão acontecerá de 7 a 9 de março, na confluência das zonas Norte e Leste, na Alameda Alphaville. O evento contará com blocos de rua e apresentações de escolas de samba do grupo experimental.
No dia 7, a festa começa às 17h com os blocos de rua, que contarão com trio elétrico e várias atrações musicais. No dia 8, as escolas do grupo experimental desfilarão a partir das 20h, e no dia 9, a apuração dos desfiles e mais atrações carnavalescas marcarão o encerramento.
Segurança e fiscalização
A segurança será reforçada durante todo o período carnavalesco, com policiamento ostensivo em Manaus e no interior, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, totalizando cerca 4.600 profissionais. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado a partir do dia 27 de fevereiro, para monitorar os eventos, e as Centrais Integradas de Fiscalização (CIFs) fiscalizarão blocos e bandas, garantindo a legalidade dos eventos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, o esquema de segurança foi reforçado com o novo efetivo, o que permitirá deslocar equipes de forma estratégica.
“Esse ano o sistema de segurança está bastante reforçado. No ano passado colocamos pouco mais de 3.500 profissionais à disposição. Esse ano são mais de 4.600. Estaremos atuando tanto no Sambódromo, quanto em diversas bandas, são quase 200 bandas na capital e tem o interior do Estado”, disse o secretário.
“A Polícia Militar está com um planejamento estratégico. Todos os eventos nós vamos estar atuando desde o início, desde a preparação no entorno e na saída do brincante, da pessoa que vai se divertir, no retorno para sua residência, nós vamos estar reforçando o policiamento”, explicou o comandante do Comando Geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.
O esquema de segurança também conta com quase 700 policiais civis atuando em todo o Estado, com as centrais de flagrantes e delegacias especializadas funcionando sem interrupções durante o período.
“Vamos atuar nesse Carnaval com policiais civis, seja na capital ou no interior. Nós estaremos com todas as nossas centrais de flagrantes abertas 24 horas e também as nossas delegacias especializadas estarão de plantão 24 horas”, disse o delegado Alessandro Albino.
O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) também intensificará as ações de fiscalização, com foco na conscientização sobre o respeito às normas de trânsito e na realização da Operação Lei Seca, visando reduzir o número de condutores sob efeito de álcool, como explica o diretor-presidente do órgão, David Fernandes.
“O Detran já intensificou as operações Lei Seca e nós estamos aumentando o efetivo e estaremos na rua não só fiscalizando, mas também com a parte educativa. Lembrando que todo condutor que for identificado com a quantidade de álcool acima do 034, irá responder de forma criminal”, afirmou o diretor.
As equipes do Corpo de Bombeiros também integram as equipes de segurança durante o evento no Sambódromo, dando suporte nas ações preventivas, segundo o comandante da corporação, coronel Orleilso Muniz.
“O Corpo de Bombeiros estará atuando de forma pesada no que tange a prevenção, tanto no vetor salvamento, socorro. Estará em todos os eventos públicos no Sambódromo, em todos os eventos de Carnaval, para garantir que o evento transcorra sem nenhum problema”, disse comandante.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) realizará a Operação Viagem Segura, reforçando a fiscalização nas principais saídas do Estado até 5 de março. A expectativa é que cerca de 32 mil pessoas utilizem transportes intermunicipais no período, divididas entre os modais rodoviário e hidroviário.
Ações de conscientização e cidadania
O Governo do Amazonas promoverá diversas ações de conscientização e combate à violação de direitos humanos através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que realizarão abordagens educativas e informativas, com equipes especializadas para intervir em casos de violência, especialmente contra mulheres, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Nesta ação, irão atuar cerca de 300 pessoas com apoio de 23 viaturas. Além disso, um ponto de acolhimento será instalado no Sambódromo para vítimas de assédio, e a população poderá denunciar casos de violência ou exploração sexual infantil através dos números 180, 190, 181 e Disque Direitos Humanos (100).
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, alerta ainda sobre a participação de crianças no evento do Sambódromo.
“Crianças de 12 anos não poderão participar do Carnaval. Toda rede de proteção estará preparada para fazer uma abordagem de retirada. De 12 a 15 anos poderão participar, desde que com a documentação e com os responsáveis legais. Maiores de 16 anos poderão participar apresentando a documentação” explicou a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
As escolas de samba que têm a participação de crianças como integrantes nos desfiles devem apresentar o alvará de autorização perante o Juizado da Infância e Juventude Infracional do Tribunal de Justiça do Amazonas.
“Nós teremos no Sambódromo o Juizado da Infância e da Juventude. Também estaremos no aeroporto. Esse controle é também com as crianças que estão se deslocando para outros estados e municípios. Estamos disponíveis para colaborar com a segurança e a prioridade absoluta que é a criança e o adolescente”, explica o juiz Eliezer Fernandes Júnior, titular do Juizado da Infância e Juventude Infracional da Comarca de Manaus.
Saúde
A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) montará um posto de atendimento no Sambódromo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Samu e Vigilância Sanitária, para garantir assistência médica. Além disso, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) intensificará as ações de prevenção de doenças, com foco na prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Teremos todas as unidades preparadas para o atendimento, se for necessário, do usuário ou brincante, inclusive, com um posto de atendimento no Sambódromo, a partir do dia 27, e as unidades de saúde no entorno de onde acontecem as festas”, explicou a secretária Executiva Adjunta de Assistência da Secretaria de Saúde, Mônica Melo.
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizará campanhas para manter os estoques de sangue abastecidos, com destaque para o Bloco do Vampirão, que desfilará para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Confira a programação dos desfiles das escolas de samba de Manaus:
27 de fevereiro – Grupo de Acesso B
– 21h00 às 21h40: Unidos do Coophasa
– 21h40 às 22h20: Mocidade Independente da Raiz
– 22h20 às 23h00: Legião de Bambas
– 23h00 às 23h40: Gaviões do Parque
– 23h40 às 00h20: Ipixuna
– 00h20 às 01h00: Império do Mauá
– 01h00 às 01h40: Leão do Barão Açú
– 01h40 às 02h20: Primos da Ilha
– 02h20 às 03h00: Balaku Blaku
28 de fevereiro – Grupo de Acesso A
– 21h00 às 21h50: Meninos Levados
– 21h50 às 22h40: Beija Flor do Norte
– 22h40 às 23h30: Império do Havaí
– 23h30 às 00h20: Acadêmicos da Cidade Alta
– 00h20 às 01h10: Presidente Vargas
– 01h10 às 02h00: Mocidade Independente do Coroado
– 02h00 às 02h50: Unidos da Cidade Nova
– 02h50 às 03h40: Tradição Leste
– 03h40 às 04h30: Dragões do Império
1º de março – Grupo Especial
– 20h00 às 21h10: Sem Compromisso
– 21h20 às 22h30: Vitória Régia
– 22h40 às 23h50: Unidos do Alvorada
– 00h00 às 01h10: Vila da Barra
– 01h20 às 02h30: Mocidade Independente de Aparecida
– 04h00 às 05h10: Andanças de Ciganos
– 04h00 às 05h10: Reino Unido da Liberdade
– 05h20 às 06h30: A Grande Família
FOTOS: Alex Pazuello e Arthur Castro/ Secom