O governo federal resolveu reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios nos próximos dias com a convocação da Força Nacional de Segurança. A autorização para que a força especial atue na Esplanada dos Ministérios está publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (13), o mesmo dia em que está programado o ato “A Queda do Céu”, organizado pelos indígenas que participam do Acampamento Terra Livre.
A autorização vale até o dia 30 de abril. O R7 apurou que a autorização do uso da força tem ligação com o protesto.
Segundo o Ministério da Justiça, o emprego da Força Nacional na Esplanada será em caráter episódico e planejado. Os policiais atuarão em “ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na defesa dos bens e dos próprios da União, no interior do Palácio da Justiça”.
O Acampamento Terra Livre começou em 4 de abril e vai até o dia 14, o mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo federal pautam a votação de projetos criticados por povos originários, como o projeto de lei (PL) 191/2020, de autoria do Executivo, que autoriza a mineração em reservas indígenas.
Nesta quarta-feira, está previsto o ato em que indígenas devem marchar da Funarte até a Esplanada dos Ministérios. “Este é um momento de celebração e luta pelos nossos direitos. O ato ‘A Queda do Céu’ é uma intervenção política e cultural que nunca ocorreu no país. Vamos utilizar da nossa ancestralidade e da tecnologia de 150 drones para levar para todos e todas as mensagens dos povos indígenas”, disse Sônia Guajajara, coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.