Menu

Governador Wilson Lima inaugura ligação viária entre Distrito Industrial e o Centro de Manaus

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Prolongamento viário da avenida Lourenço da Silva Braga, na zona sul, integra pacote de intervenções que alcança mais de 40 quilômetros de vias em Manaus

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (25/04), o prolongamento da via que liga as avenidas Silves e Maués, na zona sul da capital amazonense. A intervenção viária, localizada entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade, tem como objetivo otimizar o fluxo de veículos entre o Distrito Industrial e o Centro de Manaus, integrando um conjunto de obras que abrange mais de 40 quilômetros de vias na cidade.

“É um dia histórico em que me sinto muito realizado, não enquanto autoridade, mas enquanto cidadão, alguém que está ajudando a dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento urbano de Manaus. É impressionante a transformação que aconteceu nessa área. E não estamos falando apenas de dignidade, concreto, estruturas metálicas, aqui estamos tratando da e de qualidade de vida para as pessoas”,
afirmou o governador Wilson Lima.

Com extensão de uma milha, o trecho faz parte das obras complementares do antigo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim 2), de 2014, que não foram concluídas nas gestões anteriores. A partir de 2019, o Governo do Amazonas retomou e finalizou o projeto por meio do Prosamin+, entregando infraestrutura à população.

Durante a execução da obra, cerca de 1.300 famílias em condições de vulnerabilidade – aproximadamente 6 mil pessoas – foram reassentadas em áreas de risco. Os moradores receberam alternativas habitacionais, como indenizações, bônus e auxílio-moradia. Além disso, dois conjuntos residenciais, com 96 e 64 unidades, serão construídos em terrenos remanescentes da intervenção, pelo próprio programa.

O projeto executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) recebeu investimento de aproximadamente R$ 113 milhões, com recursos majoritariamente estaduais e apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As intervenções incluíram a implantação de sistema de esgotamento sanitário, drenagem urbana (macro e micro), além da pavimentação da via dupla, que conta com três faixas em ambos os sentidos, calçadas, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.

Outro destaque é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Raiz), sob responsabilidade da inspeção Águas de Manaus, em terreno cedido pelo Estado por meio de acordo técnico com o Prosamin+. A unidade beneficiará cerca de 220 mil moradores, abrangendo mais de 50 mil domicílios. Ela será conectada à rede de esgoto em expansão entre as comunidades Sharp (zona leste) e Manaus 2000 (zona sul), além das estruturas já implantadas pelo Prosamim 2.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

plugins premium WordPress