O Google Sheet (Planilhas) recebeu uma nova função que sugere fórmulas aos usuários com base nos dados do documento. Anunciado pelo Google nesta quarta-feira (25), o recurso visa facilitar a construção de planilhas ao indicar funções para somar, subtrair, entre outras operações, depois de digitar “=” em uma célula. A novidade está sendo liberada gradualmente a todos os usuários da plataforma.
A ferramenta ajuda na hora de trabalhar com as planilhas da suíte de produtividade do Google. Em um exemplo, a companhia mostrou um documento com rendimentos de dois trimestres, separado em quatro colunas. Ao digitar “=” nas células que correspondem à linha “Total”, o recurso sugeriu a função “SUM” para somar os valores listados acima. O mesmo aconteceu na opção que mostra a diferença entre os períodos.
“Agora você verá sugestões em linha, sequenciais e baseadas no contexto para fórmulas e funções ao trabalhar com dados no Planilhas Google”, anunciaram. “As sugestões de fórmulas tornarão mais fácil escrever novas fórmulas com precisão e ajudarão a tornar a análise de dados mais rápida e fácil”.
Sugestões são baseadas em dados do Google Sheets
A solução utiliza tanto os rótulos quanto os cabeçalhos da planilha na hora de indicar as fórmulas. Ao The Verge, o Google explicou que a ferramenta analisa o contexto das informações inseridas na planilha para fazer as sugestões. Ainda de acordo com a companhia, tudo isso é possível graças a um modelo de machine learning (ML) treinado com dados anônimos de certas planilhas.
A nova função do Google Planilha já vem habilitada por padrão. Mas, caso queira desativá-la, o usuário só precisa acessar o menu “Ferramentas” e depois clicar em “Ativar sugestões de fórmulas” (em tradução livre). Também é possível alterar a definição pelo menu de três pontinhos que aparece próximo à sugestão.
O recurso começou a ser liberado nesta quarta-feira (25) e deve levar quinze dias para chegar a todos os usuários. O Google informa que as sugestões estão disponíveis para assinantes do Google Workspace e G Suite. Também é possível utilizar a novidade através de contas gratuitas do Gmail.
Com informações de Google Workspace Updates e The Verge.