“A tendência é a qualidade do ar piorar na cidade de Manaus nas próximas semanas”, afirma o professor Rodrigo Souza, que é coordenador do APP Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No início deste sábado (10), a qualidade do ar indicou um nível muito ruim nos bairros de Alvorada (75,5 µg/m3), zona Centro-Oeste e Compensa (83 µg/m3), zona Oeste de Manaus.
De acordo com o APP Selva, outras regiões como o Centro de Manaus, bairros Flores, Chapada e Parque de Novembro, na zona Centro-Sul, apresentaram nível de ar ruim, enquanto nos bairros Japiim, zona Sul e Novo Israel, zona Norte demonstraram uma qualidade moderada.
Souza avalia que a qualidade do ar na capital amazonense vai depender das queimadas nas proximidades da Região Metropolitana de Manaus. “Se elas continuarem a ocorrer, a qualidade do ar vai piorar”, ressaltou o professor.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, a fumaça em Manaus não é o resultado de queimadas somente na capital amazonense. “Estamos com muitas ocorrências nos municípios do entorno e também em queimadas rurais”, explicou Stroski.
O titular da Semmas afirma que as pessoas precisam ter consciência e evitar as queimadas urbanas. “Elas (queimadas) se juntam às grandes queimadas do ambiente rural, sem chuva, seco, sem ventos e não há dispersão”, comentou o secretário Antônio Stroski, que ressaltou que a pasta de meio ambiente municipal tem realizado campanhas para educar a população sobre queimadas, incêndios e fumaças na capital.
Focos de Calor
Dados do Panorama de Focos de Calor no Amazonas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) revelam que Apuí, Lábrea, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, no Sul do Estado lideram o ranking no número de municípios com essa problemática. Até o momento, 45.226 focos de calor foram registrados na Amazônia Legal, segundo informações do Ipaam.
Operação Céu Limpo
Na tarde de sexta-feira (9), agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) apagaram um incêndio em uma área de vegetação na avenida Efigênio Salles, na Zona Centro-Sul de Manaus, que gerou uma grande fumaça na localidade. Segundo informações do CBMAM, foram utilizados 400 litros de água no combate às chamas.
Com informações do site A Crítica