Atual campeã mundial, a França mais uma vez mostrou a sua força nesta Copa. Em busca da terceira estrela no uniforme, os Bleus venceram a Polônia neste domingo (4), no estádio Al Thumama, por 3 a 1 e garantiram a vaga nas quartas de final do Catar 2022. Giroud e Mbappé (duas vezes) marcaram os gols em noite de quebra de marcas.
Agora, os franceses enfrentarão quem avançar de Inglaterra e Senegal, que medem forças a partir das 16 horas (de Brasília). A partida da próxima fase acontece no sábado, em Al Bayt.
Quartas de final: 10/12 – Al Bayt – França X Inglaterra ou Senegal
Os franceses estão em lado oposto ao Brasil na chave de mata-mata. Por isso, um possível reencontro com os carrascos de 1986, 1998 e 2006 aconteceria em uma eventual final. E que decisão seria, já que Mbappé, companheiro, amigo e agora nem tão amigo assim de Neymar no Paris Saint-Germain, continua desfilando talento nos gramados do Catar.
Os comandados de Didier Deschamps iniciaram a partida de forma avassaladora. Entre uma escapada em velocidade de Mbappé (que alcançou 35 km/h segundo a estatística da Fifa) e uma chance perdida Dembélé, o adversário ganhou campo. Nem tanto com o atacante Lewandowski, que teve duas oportunidades, mas com Zielinski. Da marca do pênalti, o meia-atacante chutou em cima de Lloris.
Já no minuto final da primeira etapa, a França mostrou porque é uma das favoritas. Com apenas dois toques na bola, Mbappé deixou Giroud sozinho na grande área e, por mais que seja criticado por não ter marcado gols na Rússia 2018, o centroavante de 1,93 metro soube tirar do goleiro para balançar a rede. Foi o terceiro gol dele no Catar 2022 — havia marcado duas vezes na estreia contra a Austrália. De quebra, o camisa 9 ainda assumiu a artilharia na história da seleção francesa com 52 gols, um a mais que o ex-jogador Thierry Henry.
E a noite era mesmo de quebra de marcas na artilharia. Aos 28 minutos, Mbappé recebeu passe de Dembelé, esperou a marcação se posicionar, deixou o goleiro Szczesny ficar em dúvida onde iria o chuta, escolheu o ângulo direito do gigante… E fez 2 a 0. Aos 45 minutos, de novo com outro chutaço, desta vez no outro ângulo, fez mais um. O camisa 10 assumiu a artilharia da Copa com cinco gols. Foi o seu nono gol em Mundiais, atrás apenas dos 13 do lendário Justin Fontaine.
No minuto final, a cabine do VAR interrompeu o jogo para que o árbitro analizasse um possível toque de mão de Upamecano dentro da área. Após rápida consulta, Lewandowski foi para a bola e perdeu a primeira cobrança que teve paradinha do batedor e avanço de Lloris. Na segunda chance, de novo com paradinha, o centroavante venceu o goleiro e desconto o placar.
Todos os gols de Kylian Mbappé em Copas do Mundo
Rússia 2018: França 1×0 Peru – 1 gol
Rússia 2018: França 4×3 Argentina – 2 gols
Rússia 2018: França 4×2 Croácia – 1 gol
Catar 2022: França 4×1 Austrália – 1 gol
Catar 2022: França 2×1 Dinamarca – 2 gols
Catar 2022: França 3×1 Polônia – 2 gols