Representante amazonense classificado para a segunda fase da Copa do Brasil 2024, o Amazonas FC encara o Maringá, nesta quinta-feira (14), às 20h30 (de Manaus), no Estádio Willie Davies, na cidade paranaense de mesmo nome do clube. Assim como na estreia, o confronto é em jogo único, porém desta vez, sem vantagem para nenhum dos lados.
Ou seja, em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Caso avance à terceira fase da maior competição eliminatória do país, a Onça-pintada embolsa mais R$ 2,2 milhões. O adversário da equipe classificada será definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de um novo sorteio.
A partida terá transmissão ao vivo e com imagens da plataforma de streaming Amazon Prime Video, serviço que pode ser assinado pelo valor de R$19,90 por mês.
Classificado para as semifinais do Campeonato Paranaense, onde vai enfrentar o Coritiba, o Maringá vem de uma vitória por 3 a 1 sobre o Cascavel, resultado que garantiu a classificação, com um placar agregado de 3 a 2. Na Copa do Brasil, a equipe eliminou outra equipe de Série B na primeira fase: o América Mineiro, com uma vitória por 2 a 0, em casa.
Na atual temporada, o Dogão sofreu apenas duas derrotas e vive uma longa sequência invicta em casa, que já dura 13 jogos. A última derrota sob seus domínios, foi ainda em 2023, quando foi superado pelo CRAC, no dia 7 de junho. De lá pra cá, foram nove vitórias e quatro empates jogando no Willie Davies.
Uma cara conhecida no elenco do Maringá é o atacante amazonense Negueba, que ainda busca espaço no time titular do técnico Jorge Castilho. Para a partida diante da Onça-pintada, a equipe da casa deve ir a campo com: Dheimison; Tito, Vilar e Ronald; Marcos Vinícius, Zé Vitor, Morelli, Rodrigo Santos e Caíque; Serginho e Bruno Lopes.
Campeão do primeiro turno do Campeonato Amazonense, o Amazonas teve sua sequência invicta de 10 jogos quebrada, na última rodada da competição estadual. Diante do Manaus FC, a Onça-pintada, sem seus principais jogadores, acabou derrotada por 3 a 1. Para chegar a esta segunda fase da Copa do Brasil, a equipe amazonense passou pelo Independente-AP, com uma vitória por 1 a 0, fora de casa.
Entre os relacionados, a principal ausência é do volante Fellipe Bastos, por opção técnica. Outro que está fora é o volante paraguaio Jiménez, que pegou dois jogos de suspensão no STJD por conta de uma expulsão ocorrida ainda na Série C do Brasileiro de 2023. Expulso contra o Independente-AP, o volante Wendell cumpre suspensão. Lesionado, o lateral-direito Ezequiel é mais uma baixa.
Por outro lado, PH está recuperado de lesão e volta à disposição, assim como o goleiro Marcão, que cumpriu suspensão na primeira fase e viajou com a delegação ao Sul do país.
Após poupar boa parte do elenco titular no Estadual, o técnico Luizinho Vieira vai escalar a equipe mais perto do ideal para tentar avançar mais uma fase na competição nacional, com: Edson Mardden; Patric, Alvariño, Fabiano e Renan Castro; PH, Guilherme Mantuan, Diego Torres e Rafael Tavares; William Barbio e Sassá.
Árbitro principal: Matheus Delgado Candançan (SP)
Árbitro assistente 1: Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro assistente 2: Rafael Tadeu Alves de Souza (SP)
Quarto árbitro: Elvio Kertelt Legnani (PR)
Assessor: Cleiber Elias Leite (GO)
Analista de campo: Antonio Marcos Camargo de Andrade (PR)