Menu

Flamengo x Fluminense: relembre clássicos que decidiram Estaduais mais de quatro vezes seguidas

Compartilhe

Marca inédita na história do Cariocão foi alcançada nesta temporada, mas já aconteceu em vários estados; a exceção é São Paulo

Pela quarta vez consecutiva, o Campeonato Carioca será decidido por um Fla-Flu. Dominantes no futebol do Rio de Janeiro nas últimas temporadas, a dupla Flamengo e Fluminense chegou a esta marca na edição de 2023, o que entra automaticamente para a história do Estadual: é a primeira vez que qualquer confronto se repetirá na final por quatro vezes seguidas.

Em 2020, o rubro-negro levou a melhor. Na final do Carioca, já com estádios vazios por causa da pandemia de Covid-19, prevaleceu o então time de Jorge Jesus. Inclusive, o último jogo do português no comando do Ninho foi o do título. No ano seguinte, o Flamengo de Rogério Ceni voltou a conquistar o troféu contra o rival. Já na última edição, o Flu comandado por Abel Braga evitou o tri-vice e conquistou o Estadual.

Decidir o campeonato contra rivais por várias vezes não é novidade para os rubro-negros. Neste século, já houve três finais consecutivas contra o Botafogo, em 2007, 2008 e 2009. Já contra o Vasco, isso aconteceu em 1999, 2000 e 2001, e nas décadas de 1970 e 1980. Nos outros principais estaduais do país, nunca foi difícil observar a dominância de um confronto em decisões ao longo dos anos.

Mais de uma década de clássico mineiro

No Sul do país, o Gre-Nal dominou o Campeonato Gaúcho por 13 anos, entre 1966 e 1978. O resultado foi de nove taças coloradas, com direito a um octacampeonato consecutivo, e quatro tricolores. Já entre 1984 e 1989, apenas um título pro Inter e cinco seguidos para o Grêmio. Um pouco mais acima do mapa, no Paraná, o clássico Atletiba teve sua maior sequência justamente com quatro decisões, entre 2010 e 2013, e todas foram vencidas pelo Coxa.

Overdose de Gre-Nais

No Sul do país, o Gre-Nal dominou o Campeonato Gaúcho por 13 anos, entre 1966 e 1978. O resultado foram nove taças coloradas, com direito a um octacampeonato consecutivo, e quatro tricolores. Já entre 1984 e 1989, apenas um título pro Inter e cinco seguidos para o Grêmio. Um pouco mais acima do mapa, no Paraná, o clássico Atletiba teve sua maior sequência justamente com quatro decisões, entre 2010 e 2013, e todas foram vencidas pelo Coritiba.

Clássicos nordestinos dominantes

No Nordeste, o clássico Ba-Vi teve três períodos de dominância no Campeonato Baiano, de 1957 a 1962 (cinco títulos tricolores e um rubro-negro), de 1974 a 1977 (tetra do Bahia), e de 2007 a 2010 (tetra do Vitória). Em Pernambuco, apenas uma vez se observou tal sequência, as seis finais seguidas de Náutico e Sport, entre 1963 e 1968, um hexacampeonato seguido para o Timbu.

No Cearense, o Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará teve oito decisões consecutivas, de 1971 a 1978. Um total de seis títulos alvinegros, com direito a tetracampeonato, e dois para o tricolor. Mais recentemente, quatro decisões entre os arquirrivais, de 2018 a 2021, com três títulos do Leão e um do Vozão.

Nunca na história

Entre os principais estaduais do país, a exceção fica por conta do mais importante, o Paulistão. Nunca houve um confronto que se repetisse na decisão por quatro anos consecutivos. Quem mais chegou próximo foi a dupla Santos e São Paulo, que protagonizou três finais entre 1956 e 1958. Porém, nunca houve uma dominância de dois clubes tal qual a que o Carioca conheceu neste ano. Nas últimas duas temporadas, Palmeiras e São Paulo disputaram o título, mas a eliminação precoce do tricolor nas quartas de final desta edição encerrou a possibilidade, por enquanto.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress