O Flamengo jogou mal mais uma vez e saiu derrotado de novo. Na altitude de Quito, os atuais campeões sulamericanos mostraram força em casa e venceram com justiça os donos do título da Libertadores.
Com 25 finalizações, contra oito do Fla, os equatorianos ameaçaram mais o gol defendido por Santos e, no fim das contas, 1 a 0 acabou ficando barato para os cariocas. Gabigol até teve a oportunidade de fazer o time ir para o intervalo com a vantagem no placar, mas não conseguiu superar o goleiro Moisés Ramírez.
Se os times mostrarem o mesmo futebol no jogo de volta, o Flamengo encontrará dificuldades no Maracanã, ainda mais com o Del Valle tendo a vantagem no placar.
Discrepância nas finalizações
Por mais que o Flamengo tenha tido a oportunidade de abrir o placar e obrigou Moisés Ramírez duas defesas difíceis no primeiro tempo, quem mais ameaçou no jogo foram os donos da casa.
Ao todo, os equatorianos acertaram 25 finalizações, tiveram cinco defendidas por Santos, oito bloqueadas e 11 para fora, além do gol de Carabajal. Já o Flamengo acertou quatro finalizações no primeiro tempo e apenas uma no segundo, que não levou perigo.
As únicas reais ameaças foram nos chutes de David Luiz, com cinco minutos, e Gabigol, aos 41 da etapa inicial.
Independiente del Valle x Flamengo: Gabi (Foto: Franklin Jacome/Getty Images)
Jogo tenso
Nos 97 minutos que tivemos de futebol no Equador, um cartão saiu praticamente a cada nove minutos na partida. Foram seis para o lado dos donos da casa (incluindo um vermelho) e cinco para o Flamengo, sendo o de Gabigol depois do apito final, por reclamação.
Atuações do Flamengo
Atuações: Vidal é o melhor, Santos é o pior e ataque decepciona
Vidal foi escolhido o melhor em campo na noite desta terça-feira (Foto: EFE/ José Jácome)
Números de Independiente del Valle 1 x 0 Flamengo
- Posse de bola: 57% x 43%
- Finalizações: 25 x 7
- Escanteios: 9 x 4
- Faltas cometidas: 11 x 8
- Impedimentos: 0 x 3
- Passes certos: 418 (86%) x (77%) 264
- Desarmes: 18 x 14
- Dribles certos: 2 x 4
- Defesas difíceis: 2 x 1
Jogo da volta
Independiente del Valle e Flamengo voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, pela partida de volta no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). Para ser campeão, o Fla precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Vitória rubro negra por um gol de diferença leva a disputa para a prorrogação. Qualquer empate ou triunfo do Del Valle dá o título aos equatorianos.
Antes disso, porém, o Flamengo encara o Botafogo, sábado, às 18h, no Mané Garrincha, pela nona rodada do Campeonato Carioca. O Fla lidera a Taça Guanabara, com 20 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, justamente o adversário de sábado.