O Flamengo oficializou proposta ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, para contratar o meia Evander. O Rubro-Negro insiste na contratação do meia e sinalizou com 7 milhões de dólares (R$ 34 milhões na cotação atual) por parte dos direitos do jogador (entre 60% e 70%).
O desejo inicial era adquirir 100% dos direitos econômicos de Evander. Mas, para tentar concluir o negócio, o clube mudou de estratégia e optou por tentar comprar uma parte – cerca de 60% a 70%. O valor de 7 milhões de dólares será variável de acordo com a porcentagem final da negociação.
O Fla deseja um vínculo de três anos com Evander, que hoje está com 25 anos. Há metas que podem fazer a negociação chegar em 8,5 milhões de dólares (R$ 41 milhões na cotação atual). O modelo de empréstimo com opção de compra era uma opção para os cariocas, mas não agradou aos americanos.
Internamente, a operação é considerada difícil já que os americanos fazem jogo duro para negociar o seu melhor jogador da última temporada da MLS e que custou 10 milhões de dólares no fim de 2022. O trunfo do Flamengo é o desejo de Evander de retornar ao futebol brasileiro. O meia ainda está de férias no Rio de Janeiro e aguarda para se reapresentar ao Portland.
Interesse antigo e “nível A” no scout
Em recente entrevista ao ge, Marcos Braz (vice-presidente de futebol) revelou que tentou contratar o meia quando estava no Midtjylland (Dinamarca), mas não houve acordo. De acordo com o dirigente, há relatórios positivos no departamento de futebol do Flamengo sobre Evander há algumas janelas.
– Há o interesse há bastante tempo. A gente acompanha desde a Dinamarca, nós estávamos atrás dele. Mas ele recebeu uma proposta da MLS que era boa para o clube, e o jogador entendeu que era a oportunidade de ir para um mercado promissor. Fizemos uma proposta lá atrás, ele estava muito caro naquela época e optamos por ir em outros caminhos – disse o dirigente ao ge antes de completar:
– O Evander não voltou ao radar. Ele só continuou. Nós continuamos monitorando. Ele é monitorado “Nível A”, segundo os scouts do Flamengo. Ele já tinha esse nível há dois anos. Surgiu a oportunidade agora novamente, por conta do desejo do jogador de retornar ao Brasil. Mas ainda é uma negociação difícil por conta dos valores – finalizou.
O jogador estreou no profissional do Vasco em 2016 e se transferiu para a Dinamarca em 2018, onde permaneceu até 2022, quando foi para os EUA.