A partir desta terça-feira (22) será possível se inscrever às vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao primeiro semestre de 2025. As inscrições ficarão abertas até o dia 29 de abril.
O Fies permite que estudantes financiem cursos de graduação em instituições privadas. As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa.
Para se inscrever, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 6 de maio.
Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comparecer à CPS (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino superior nos dias 7 e 8 de maio, para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição.
O MEC (Ministério da Educação) destaca que 50% das vagas remanescentes serão reservadas para os candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Já para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência serão reservadas vagas em percentual de acordo com a proporção da população na unidade da federação onde está instalada a instituição de ensino, tendo como base o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A reserva será aplicada para o Fies como as vagas destinadas para o Fies Social.
Segundo o MEC, os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. Eles serão identificados automaticamente pelo Fies Seleção a partir de base de dados do CadÚnico, fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que atenda às seguintes condições:
- Tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010;
- Tenha obtido média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
- Não tenha participado no Enem como “treineiro”;
- Possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554);
- Possua, obrigatoriamente, condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao primeiro semestre de 2025, no curso, turno e local de oferta da instituição de ensino superior para o qual se inscrever.