Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) passarão mais de uma semana longe das atividades no plenário. Isso porque os debates e votações na Casa, que ocorrem de segunda a quarta-feira, foram suspensas na próxima semana por conta de sessões compensatórias realizadas nos dias 22 e 24 de abril para que os vereadores pudessem emendar o feriado do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. Os trabalhos serão retomados apenas no dia 6 de maio.
Logo, a folga prolongada vai adiar a reunião para escolha dos vereadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Previsto inicialmente para o dia 23 de abril, o anúncio dos nomes foi prorrogado para segunda-feira (29) por conta do horário da sessão e da ausência dos vereadores que participam da Marcha dos Gestores e Legisladores Municipais, que aconteceu em Brasília (DF).
Por conta do novo adiamento, os vereadores da base aliada e de oposição ao prefeito David Almeida (Avante) terão mais tempo para mobilizar estratégias que serão colocadas em prática na CPI. Inclusive, o vereador Marcelo Serafim (PSB) afirmou que David está intervindo na escolha dos membros que vão assumir a presidência e a relatoria do inquérito.
De forma geral, a primeira função é atribuída ao autor do requerimento da CPI – no caso, o vereador William Alemão (Cidadania), que já declarou interesse pela liderança do inquérito. O parlamentar disse ainda que deve contar com o auxílio do couator do requerimento, Capitão Carpê (PL), na relatoria.
A CPI vai apurar entrega de dinheiro em espécie a um motorista do dono do portal O Abutre, Elson Santos, nas dependências da Semcom, que funciona na sede da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa, zona Oeste. O ato levanta suspeitas de improbidade administrativa e desvio de verbas públicas.
Em nota, a assessoria de comunicação da CMM ressaltou que “as atividades dos parlamentares não se limitam aos dias de sessões plenárias. A atuação dos vereadores segue na ruas e gabinetes, independentemente de ações no plenário Adriano Jorge”. A assessoria ainda não informou quando a definição dos integrantes da CPI da Semcom deve ocorrer.
Confira a nota completa:
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que as sessões plenárias da próxima semana (dias 29 e 30/04) foram realizadas em sessões compensatórias, nas últimas segunda-feira (22/04) e quarta-feira (24/04) e, com o feriado do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, as sessões plenárias da Casa Legislativa retornam a partir do dia 6 de maio.
A CMM salienta que as atividades dos parlamentares não se limitam aos dias de sessões plenárias. A atuação dos vereadores segue na ruas e gabinetes, independentemente de ações no plenário Adriano Jorge.