O Fluminense pode ter mais um problema para lidar nas próximas semanas. Além de estar na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, o Tricolor pode ser seu capitão, Felipe Melo, suspenso por até 12 jogos. Na derrota para o Atlético-GO, o zagueiro do Flu agrediu o assessor de imprensa do time goiano na beira do gramado e foi expulso de forma direta pelo árbitro, que registrou a agressão na súmula. Para além do registro da arbitragem, Álvaro Castro, assessor do Atlético-GO agredido pelo jogador, registrou boletim de ocorrência, segundo a ‘ESPN’, sob alegação de lesão corporal.
Por conta disso, Felipe Melo vai ser denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre “agressão física durante a partida”. O procurador-geral Ronaldo Piacente confirmou ao EXTRA que jogador pode pegar uma pena entre quatro a 12 partidas, a depender do júri.
O texto usado como base para a denúncia do jogador cita os termos “desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem” e “desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.
Segundo Ronaldo, a Procuradoria Geral tem até 30 dias para oferecer a denúncia, e como a partida aconteceu no final de semana, existem trâmites legais para, enfim, a acusação ser formalizada e publicada.
Na súmula da partida, publicada pela CBF, o árbitro Gustavo Ervino Bauermann explicou o motivo do cartão vermelho aplicado para Felipe Melo com a justificativa de “conduta violenta”.
– Culpado de conduta violenta. Informo que expulsei de forma direta o atleta Felipe Melo, da equipe do Fluminense, n° 30, após o término da partida e fora do campo de jogo, por atingir com um empurrão de forma violenta nas costas o assessor de imprensa da equipe do Atlético Goianiense, que após o ato veio a cair ao solo, e assim gerando um tumulto generalizado. Informo que o atleta expulso teve que ser contido pelos seus companheiros – diz a súmula.
A confusão que gerou a agressão de Felipe Melo ao assessor do Atlético-GO começou logo após o gol marcado por Mateo Zuleta, que deu a vitória ao time goiano já no último minuto de partida no Maracanã. Álvaro Castro, funcionário do Atlético, teria passado na frente do banco de reservas do Fluminense comemorando o gol, o que teria irritado os jogadores tricolores, principalmente o capitão do Flu, que empurrou o assessor do time goiano no chão.
Com a derrota, o Fluminense não só entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, como agora é penúltimo colocado da tabela, na frente apenas do Vitória por conta do critério de saldo de gols. Na próxima rodada, o Tricolor visita o Cruzeiro, no Mineirão, na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília).