Menu

FAZENDO ESCOLA: golpistas oferecem falsos ressarcimentos da Fraude no INSS

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou para golpes envolvendo o pagamento de ressarcimento de descontos indevidos de mensalidades associativas. Segundo Gilberto Waller Júnior, aposentados e pensionistas que foram lesados precisam ter atenção.

Ele ainda garantiu que todos que foram prejudicados receberão a devolução dos recursos, embora ainda não haja nenhuma data prevista para isso. E que estes pagamentos serão feitos na mesma conta onde é depositado o benefício previdenciário.

Não é necessário fazer nada para receber a devolução do dinheiro

O alerta de Gilberto Waller Júnior, que assumiu o cargo após a descoberta das fraudes no INSS, acontece no momento em que criminosos estão se aproveitando do caso para tentar enganar as vítimas e tirar dinheiro delas.

Da mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade.Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS

INSS
Todos os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos serão ressarcidos (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Em alguns casos, bandidos abordam aposentados por telefone ou mensagens de WhatsApp se passando por funcionários do INSS e utilizam os dados da vítima para prometer a devolução do dinheiro descontado indevidamente. As informações são do G1.

Ainda de acordo com Gilberto Waller Júnior, o presidente Lula pediu agilidade na devolução dos valores. O plano de ressarcimento está em fase final e será enviado ao Palácio do Planalto até a próxima semana. Só depois disso é que deverá ser anunciado uma data para a devolução das quantias descontadas.

discord polícia federal
Investigações da PF apontam que o esquema movimentou um valor bilionário (Imagem: StockphotoVideo/Shutterstock)

Fraude no INSS desviou mais de R$ 6 bilhões

  • Uma investigação da Polícia Federal identificou descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados.
  • O esquema pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
  • Até o momento, foram afastados cinco servidores do INSS, entre eles Alessandro Stefanutto, que presidia o INSS, bem como um policial federal.
  • Na última sexta-feira (2), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo.
  • Após a devolução do dinheiro, o governo buscará recuperar os recursos por meio de ações judiciais contra as entidades responsáveis pela fraude.

plugins premium WordPress