Mesmo em um dia marcado pelo noticiário quente, o Fantástico levou um tombo e perdeu quase 1 milhão de telespectadores na Grande São Paulo em apenas sete dias. Passando por uma das maiores crises de audiência de sua história, o jornalístico da Globo foi de seu melhor desempenho de 2024 para a segunda pior audiência do ano em uma semana.
A ladeira, por sinal, coincide com a volta da programação normal da Globo — na semana anterior, o formato foi ao ar mais cedo e foi beneficiado pela fusão dos públicos das finais da Eurocopa e da Copa América.
Os índices consolidados de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste, com fontes do mercado, revelam que a atração perdeu 727.624 telespectadores na Grande São Paulo na comparação entre as edições exibidas nos dias 14 e 21 de julho.
No dia 14, o Show da Vida marcou média de 19,3 pontos. Ontem, o pico de audiência do jornalístico da Globo (18,1) foi menor do que a média obtida na semana anterior. Em seu horário completo, o programa não foi além de 15,5 pontos de média.
Fantástico marcou menos audiência que jogo de futebol vespertino
Além de ter perdido 20% de seu público em um intervalo de apenas sete dias, o Fantástico nem sequer conseguiu ser responsável pela maior audiência da TV no dia: a maior audiência dominical pertenceu aos 18 pontos da partida entre Bahia e Corinthians.
O jornalístico, vale lembrar, é transmitido em um horário com mais televisores ligados — das 20h30 às 23h33, 55,6% dos lares da Grande São Paulo estavam vendo televisão, contra 51,2% da faixa em que o jogo do Brasileirão foi veiculado.