Foram prorrogadas as inscrições para o I Concurso Faça Bonito Amazonas, que vai premiar estudantes da rede estadual de ensino autores de desenhos e poesias sobre prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As inscrições para o concurso podem ser realizadas até dia 4 de abril, por meio de formulário que deve ser preenchido pela equipe gestora da escola estadual.
A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc), tendo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas).
Para a coordenadora de Vigilância das Violências e Acidentes do Amazonas da FVS-RCP, Cassandra Torres, o concurso busca estimular a participação dos estudantes na prevenção da violência. “Com o estímulo ao protagonismo e do senso crítico dos estudantes, buscamos reconhecê-los nas ações de mobilização, conscientização e prevenção da violência como atores sociais”, pontua Cassandra.
Para a secretária executiva da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM), Arlete Mendonça, o concurso visa dar voz aos estudantes na proteção do abuso e da exploração sexual. “A Secretaria de Estado de Educação está muito empenhada para que haja o engajamento dos nossos alunos para que possamos ver, através dos desenhos e da poesia, a criatividade dos nossos alunos em relação a esse tema que é tão importante”, afirma Arlete.
Faça Bonito
O concurso tem como objetivo estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes na rede estadual de ensino e tem como tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”, e faz parte da campanha “Faça Bonito”, realizada em todo o país.
Podem participar do concurso alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, sendo do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia. As inscrições devem ser realizadas por formulário que deve ser preenchido pela equipe gestora da escola estadual.
A premiação será realizada por categoria. Os prêmios serão um notebook (1º lugar), um celular (2º lugar), um tablet (3º lugar) para cada uma das categorias (desenho e poesia). Para mais detalhes do concurso, acesse o edital: https://www.fvs.am.gov.br/faca_bonito.
Vigilância de Violência e Acidentes
A Vigilância de Violências e Acidentes visa conhecer a magnitude e a gravidade das violências e acidentes e fornecer subsídios para definição de políticas públicas, estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência.
No Amazonas, a Vigilância de Violências e Acidentes é realizada por meio da Gerência de Doenças Crônicas e Agravos Não-Transmissíveis (Gvdant), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.
FOTO: Euzivaldo Queiroz/SEDUC-AM