A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou o edital do processo seletivo para profissionais de nível fundamental (QCBCon), destinado à prestação do Serviço Militar Temporário, em caráter voluntário e aberto a ambos os sexos, com incorporação prevista para 2025. As inscrições começaram nesta quinta-feira (dia 16) e vão até 30 de janeiro, no site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.
Para garantir a inscrição, os candidatos devem atender a todos os critérios especificados no edital, como ter o ensino fundamental completo, ter, no mínimo, 18 anos e não ter completado 41 anos até a data da sua incorporação e possuir os requisitos específicos exigidos para a área profissional pretendida.~
De acordo com o edital, ao término do período de inscrição, será publicada uma relação geral dos voluntários inscritos, em ordem alfabética, por especialidade e localidade.
Ao todo, são 518 vagas distribuídas em diversas especialidades, como auxiliar de manutenção predial, cozinheiro, mecânico de motocicleta, borracheiro, mestre de obras, motorista bombeiro, pedreiro de alvenaria e músico. As oportunidades estão espalhadas por várias unidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). Confira a distribuição:
- Belém (SEREP-BE): 41 vagas
- Brasília (SEREP-BR): 68 vagas
- Canoas (SEREP-CN): 27 vagas
- Manaus (SEREP-MN): 66 vagas
- Recife (SEREP-RF): 47 vagas
- Rio de Janeiro (SEREP-RJ): 143 vagas
- São Paulo (SEREP-SP): 126 vagas
No portal das inscrições, é possível acessar informações detalhadas sobre os requisitos e todas as especialidades disponíveis.
O processo seletivo inclui exames de saúde, teste de aptidão física, análise de documentos e outras fases específicas para cada especialidade. Confira todas as etapas:
- Entrega de Documentos (ED);
- Validação Documental (VD);
- Avaliação Curricular (AC);
- Concentração Inicial (CI);
- Avaliação Prática (APR);
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
- Concentração Final e Habilitação à Incorporação (CF).
A concentração final e habilitação dos candidatos selecionados para a incorporação está marcada para o dia 30 de junho. O quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados destina-se a suprir as necessidades de cabos para funções especializadas, de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Descubra mais sobre MenezesVirtualEye
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.