Menu

“EXPOAGRO 2022” É uma Demonstração de força do agronegócio no Amazonas

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Segundo dados do IBGE, a agropecuária no Amazonas superou a marca de R$ 6 bilhões no ano passado

A Expoagro é o maior evento voltado para o setor primário do Amazonas, reunindo empreendedores do agronegócio, iniciativas governamentais, cultura, lazer, além de movimentar a economia com a circulação de milhões de reais, fazendo parte do calendário de eventos do Estado por mais de quatro décadas.

Por opção de gestões passadas e também pelas limitações impostas pela pandemia de Covid-19, a feira ficou seis anos sem ser realizada plenamente – houve uma edição virtual em 2020 -, até ser retomada de forma presencial no ano passado, ainda com uma série de restrições sanitárias.

Esses aspectos revestem a Expoagro deste ano de um caráter especial: será a primeira edição plenamente presencial, com a expectativa de superar marcas importantes das edições passadas, como público e movimentação financeira. Se as projeções da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e concretizarem, veremos a partir do dia 28, a maior Expoagro já realizada.

Isso tem um significado especial para o setor primário amazonense por diversas razões. Uma delas é que coroa o peso que o agronegócio tem na economia amazonense.

Segundo dados do IBGE, a agropecuária no Amazonas superou a marca de R$ 6 bilhões no ano passado. O setor cresceu 11,64% em relação ao ano de 2020, sendo a pecuária o subsetor com maior crescimento, com variação de 14,83% na comparação com o ano anterior. A agropecuária se firma uma opção concreta de desenvolvimento. Uma alternativa de diversificação para o modelo econômico do Amazonas, ainda fortemente dependente da indústria de transformação.

Inclusive, esse será um dos temas debatidos na parte teórica do evento. Há uma extensa programação de cursos, palestras e workshops. O agronegócio sustentável, com pleno respeito ao meio ambiente e às populações tradicionais é possível, e deve ser uma meta fundamental do Amazonas.

Para isso, é preciso investimento, pesquisas e coragem para ousar, elementos que o Estado já demonstrou que tem. A realização da 44ª Expoagro será uma demonstração de força do agronegócio, um setor que tem tudo para crescer e se desenvolver de maneira ambientalmente correta, gerando mais riqueza para o Amazonas.

*Com informações acritica.com