Após festas de fim de ano o município de Humaitá na área de saúde está vivendo um retorno mesmo que pequeno de casos de Covid-19, e com isso o Ptrefeito Dedei Lobo pediu da secretária de saúde, Sara Riça, uma atenção especial para esse fato. E ações já começaram a ser feita em toda pasta da saúde, uma delas foi o retorno dos boletim diário para levar informações a toda população e servir como alerta sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período.
Em uma entrevista, a secretária de municipal de saúde, Sara Riça, relatou primeiramente que após a pandemia todo início do ano após as comemorações tem aparecido casos não só de Covid-19 mas de Dengue no município, pois esse ano foi uma forma diferente pois o estado de Rôndonia está tendo aumento nesses dois casos e por ser próximo de Humaitá e parte da população ter passado as festas no outro estado isso pode ser um dos fatores para esse pequeno aumento dos vírus na cidade de Humaitá.
Sara destacou que até está segunda (06) o município detectou 30 casos positivos para o Covid-19, os mesmo foram notificados para a secretaria através do Hospital e das UBS e também das unidades particular, Sara relatou que terá uma reunião com o prefeito Dedei Lobo sobre o retorno do Cômite de Agravos que é composto por instituições públicas e privadas onde será discutidas ações sobre os casos de Dengue e Covid-19 em Humaitá.
AÇÕES DE PREVENÇÃO
Sara relatou que com o crescimento dos casos serão tomadas medidas, primeiramente todas as unidade de saúde municipais terão um novo fluxo de atendimento, exemplo disso é o Hospital que apartir desta terça (07), no período da tarde terá dois consultórios exclusivos para atender pessoas com suspeita de Covid-19. Os pacientes passaram por uma triagem, que caso seja necessário será feito o teste rápido de Covid-19 e todo esse procedimento será feito numa área próximo a recepção sem que o paciente entre no Hospital, caso o paciente chegue no Hospital já com os sintomas do Covid o mesmo será encaminhado ára uma enfermaira que já está preparada exclusivamente para atender esse caso, onde será feito todos os exames e caso necessário o mesmo serpa internado no setor de isolamento.do Hospital.
Sara relatou que essa ação não será feita apenas na unidade hospitalar, pois as UBS terá um fluxo diferenciado nesse período onde caso o paciente chegue com algum sintoma de Covid, o mesmo será encaminhado para uma enfermaria exclusiva para que seja feito todos procedimentos e testes sobre os sintomas. pois após o paciente caso seja positivado com Covid, seus dados serão passados para os agentes de saúde onde será feito o monitorado do paciente e com no máximo cinco dias o mesmo não tenha melhoras o mesmo vai ser encaminhado ao Hospital para fazer exames mais detalhados e de combate ao vírus.
Sara relatou que a pedido do prefeito Dedei Lobo apartir de agora todas as atenções estaram voltadas para esses dois casos mas principalmente para os de Covid-19, e caso seja necessário o serviço da unidade de SENTILA vai retorna suas atividades no município, onde como na epoca da pandemia, o serviço de Sentimela será em uma área exclusiva e afastada do Hospital e de todas as UBS.