Vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) anuncia sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (17), prometendo “Limpar a imagem da CMM” , pois, Guedes afirma que essa gestão de David Reis (Avante) foi a que mais colecionou escândalos.
Guedes afirma que existe um documento circulando pela Câmara, juntando assinaturas de vereadores para propor uma alteração no Regimento Interno permitindo a reeleição do atual presidente. O que é vedado pelo artigo 17 do Regimento e que para ser alterado necessitaria da assinatura de 1/3 do parlamento para levar a pautar ao plenário para votação. Sendo necessária aprovação da maioria qualificada para aprovar a reeleição.
Segundo Guedes, a alteração não precisaria passar pelo Prefeito de Manaus, pois, se trata de mudança do Regimento Interno da própria Câmara dos Vereadores.
Guedes destacou que é necessário “limpar a imagem da CMM” junto à sociedade e dar mais transparência aos atos da Casa.
“Na Câmara não tem debate, não tem transparência com os gastos públicos. Essa foi à gestão com mais escândalos da história da CMM. É preciso limpar a imagem do parlamento com a sociedade. É possível adotar programas que tornem a Câmara modelo de gestão e gastos públicos”, afirmou ao destacar que tem 10 propostas para mudar a cara do parlamento municipal.
A candidatura de Guedes, no entanto, esbarra no tamanho da base de apoio do prefeito David Almeida (Avante) na CMM. A eleição da nova Mesa Diretora da Casa passa pelo crivo do chefe do Executivo, que hoje tem pelo menos 35 dos 41 vereadores como aliados.
“Vou conversar de vereador em vereador, começando pelos independentes. É mais do que uma candidatura é uma proposta de mudança de postura da Câmara”, concluiu.
*Com informações foconofato