Humaitá (AM) – No ensejo do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril, a Associação Espaço do Autismo TEAmo, com sede em Humaitá, realizou um manifesto na manhã desta terça-feira(02), para destacar a luta em busca de uma sede própria e espaço adequado para as atividades de acompanhamento e assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Atualmente a associação desenvolve suas atividades em um imóvel alugado, mas se encontra em tratativas com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), pleiteando uma área localizada na antiga Vila dos Engenheiros, que pertence ao DNIT.
APOIO MUNICIPAL
O Espaço TEAmo conta com profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outras secretarias que auxiliam no trabalho.
Nos últimos dias, o Deputado Estadual Roberto Cidade destinou emenda parlamentar ao município de Humaitá, no valor de R$ 500 mil, que integralmente destinados ao Espaço TEAmo.
De acordo com a Coordenadora do Espaço, Neilda Silva Oliveira, o ultimo cadastro contava com 126 pessoas, destas 94 sendo atendidas e acompanhadas.
Segundo Neilda Oliveira, os recursos oriundos da emenda, serão fundamentais para a ampliação na capacidade de atendimento, inclusive contratação de profissionais para atendimento às duas repartições de atendimento. Uma voltada a crianças entre 02 e 11 anos de idade e outra de 12 a 15 anos.
FONTE: SECOM/PMH