Humaitá (AM) – Fortemente impactado pela enchente do Rio Madeira, o município de Humaitá encontra-se em situação de emergência, com dezenas de comunidades ribeirinhas diretamente afetadas.
Diante do quadro e como aumento nos agravos em saúde, principalmente casos de malária, picadas de cobras e insetos, diarreia, dentre outros, a Prefeitura de Humaitá determinou que a Secretaria Municipal de Saúde mantenha equipes permanentes visitando e atendo às comunidades ribeirinhas.
No último segunda-feira (14), a equipe da Unidade de Saúde da Família do Distrito de Auxiliadora (Rio Madeira), realizou atendimentos na Comunidade Santa Civita (Lago do Acará), onde vários serviços foram prestados à comunidade e comunidades do entorno.
Segundo o prefeito de Humaitá Dedei Lobo, as comunidades ribeirinhas estão severamente atingidas pela enchente e diante disso,
“além das ações rotineiras de saúde que são realizadas no interior, estamos intensificando as ações com equipes presentes permanentemente nas comunidades”.
CONFIRA OS ATENDIMENTOS:
Atendimento Médico: 54; Consulta de Enfermagem: 7; Coleta de Preventivo: 16; Pré natal: 4; Testes Rápidos de Sorologia: 6; Lâmina malária: 3; Administração de medicamentos (injetáveis): 15; Palestra de orientação de saúde bucal: 75 participantes; Primeira consulta do Pré natal odontológico: odontograma de quatro gestantes; Levantamento epidemiológico de 31 crianças.
Fonte: SECOM/SEMSA/PMH