Menu

Empresária e amiga da esposa de David Almeida assume vice-presidência do Fundo Manaus Solidária

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Sem formação técnica na área, Janaína Jamilla, amiga da primeira-dama, é indicada pelo prefeito David Almeida para cargo estratégico em ações sociais

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nomeou a empresária Janaína Jamilla para o cargo de vice-presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), órgão que apoia entidades filantrópicas e promove ações sociais. Janaína é conhecida por atuar no ramo de roupas de luxo e por sua proximidade com a primeira-dama, Izabelle Fontenelle.

Nas eleições municipais de 2024, ela concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores pelo partido Avante, mas não foi eleita, obtendo 2.698 votos. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (3).

Apesar da relevância do cargo, Janaína não possui formação técnica na área de assistência social. Empresária por profissão e com ensino médio completo, ela declarou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um patrimônio superior a R$ 1 milhão.

A escolha para o FMS levanta questionamentos sobre a prevalência de critérios políticos, já que Janaína se junta a outros indicados do prefeito, como Sassá da Construção Civil e Professor Fransuá, ambos sem formação especializada para as respectivas funções que ocupam na administração municipal.

Essa não é a primeira vez que David Almeida indica pessoas de sua rede de confiança para gerir o FMS. No início de sua gestão anterior, o órgão foi comandado por sua irmã, Dulce Almeida. O caso de Janaína Jamilla reforça a tendência de priorizar afinidades políticas em detrimento de competências técnicas em cargos estratégicos do governo municipal.

O Fundo Manaus Solidária (FMS) é o órgão vinculado à Casa Civil e tem a função de apoiar atividades filantrópicas e promover ações sociais.

Em comunicado oficial, a empresária afirmou:

“Assumir a vice-presidência do Fundo Manaus Solidária é um desafio que acolho com entusiasmo e compromisso. Pretendo contribuir para fortalecer políticas públicas voltadas para mulheres, mães cuidadoras e pessoas com deficiência, garantindo inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades”.

Quem comandará a pasta, como presidente, será Emerson da Silva Castro. Antes dele quem presidia a FMS, era a irmã do prefeito, Dulce Almeida, de janeiro de 2021 a março de 2022. Após, passou a comandar a Semed até o fim do primeiro mandato do prefeito. Em 2025, Dulce foi nomeada para o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), com foco no desenvolvimento de políticas educacionais e no projeto de criação da Cidade do Autista.

Extrato da nomeação da empresária:


Descubra mais sobre MenezesVirtualEye

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre MenezesVirtualEye

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading