Menu

Empreendedorismo: Sejusc promove curso de ‘Bolo no pote’ para mulheres em vulnerabilidade social do Prosamim da Betânia

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Objetivo é incentivar o empreendedorismo e a independência financeira das mulheres incluídas no programa

Aprender um novo ofício é uma privilégio que Soraia Peres, de 29 anos, se empenha constantemente na vida. Mãe solo, dona de casa e estudante, ela busca novos sustentos para sua família e, por meio do curso de ‘Bolo no pote’, realizado nesta terça-feira (13/05), no Prosamim do bairro Betânia, na zona sul de Manaus, Soraia espera ter uma nova oportunidade de vida.

Junto com outras 29 mulheres, Soraia participou de uma tarde de conhecimento, aprendendo sobre ingredientes, como criar os bolos, e receitas personalizadas, além de uma roda de conversa sobre empoderamento feminino e seus direitos como mulher.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o curso faz parte das capacitações da Coordenação de Promoção a Igualdade, ao Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (Cpimt), que busca promover a independência financeira e um novo ofício para mulheres em vulnerabilidade social e em situação de violência do estado.

“Eu tenho um filho de 12 anos e tenho um irmão de 18 anos para sustentar. Ele também trabalha e é cada um ajudando o outro, mas é muito bom ter novos conhecimentos, é uma oportunidade para nós, mulheres, pois muitas vezes não temos como deixar nossos filhos para trabalhar e eu me procurar especializar nos cursos aqui por perto mesmo”, explicou Soraia.

“Eu achei muito interessante o curso, porque eu faço faculdade e lá eles pedem muito, então pensei que era uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e levar para os meus amigos. Vai ser bom pois será uma graninha extra”, acrescentou um estudante de Recursos Humanos.

Capacitações

O Cpimt tem como prioridade a qualificação profissional de mulheres em situação de violência baseada no gênero, fortalecendo o empreendedorismo bem como o encaminhamento para o mercado de trabalho, através de parcerias com instituições públicas e privadas.

Ao todo, desde janeiro de 2024, foram mais de dez tipos de cursos e capacitações realizados, abrangendo temas estéticos, administrativos, de alimentação e informática. De acordo com a coordenadora da Cpimt, Thaís Mendes, o foco é diversificar tanto as vertentes tanto para o lado empresário quanto para o de empresário em empresas.

“Viemos trabalhando desde o início do ano para capacitar justamente essas mulheres e poder inserí-las no mercado de trabalho ou mesmo estimular sua autonomia econômica. Até o momento, temos por volta de 600 mulheres já inscritas em cursos e cursos são diversificados, de diversas vertentes tanto para o lado empreendedor quanto para o lado do CLT, caso ela queira participar numa empresa ou coisa do tipo”, apontou a coordenadora.

Mulheres que estiverem interessadas em participar deste ou de outros cursos de capacitação, podem entrar em contato com o Cpimt, por meio do telefone: (92) 98449-4422.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

plugins premium WordPress