Menu

Em Paris, Janja participa de cúpula sobre nutrição e almoça com Brigitte Macron

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, defendeu nesta quinta-feira (27) um “mundo com menos armas e mais alimentos” durante a Cúpula Nutrição para o Crescimento (Nutrition for Growth – N4G), em Paris, na França. Ela é a representante do Brasil no evento.

“Ainda temos muito a fazer e com urgência. Todos nós temos responsabilidade e capacidade de contribuir para que milhões de crianças e adultos tenham seu direito humano à alimentação adequada assegurado e condições dignas de vida”, disse.

“Apenas juntos e juntas seremos capazes de construir um mundo mais justo, solidário e sustentável, que não deixe ninguém para trás, um mundo com menos armas e mais alimentos”, acrescentou Janja.

Representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também participam da cúpula, que termina nesta sexta-feira (28). Janja ressaltou políticas sociais do governo Lula voltadas para a segurança alimentar e proteção social.

“Programas como o Bolsa Família, Alimentação Escolar, fomento à agricultura familiar, estoques públicos de alimentos, Cisternas, e outros, foram e continuam sendo essenciais para que as crianças brasileiras e suas famílias tenham condições dignas de vida”, afirmou a primeira-dama.

Janja almoça com Brigitte Macron

Após a abertura da cúpula, Janja foi recebida pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron, para um almoço no Palácio do Eliseu. A socióloga convidou Brigitte para a COP 30, marcada para novembro em Belém (PA). Depois, seguiu para uma recepção oferecida a autoridades pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Ela estava no Japão desde o último dia 18 e embarcou para Paris na quarta-feira (26). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Japão para cumprir agenda oficial no domingo (23). Janjan disse ter ido antes do marido para economizar com a passagem e com a hospedagem. Em Paris, a primeira-dama está hospedada na residência do embaixador do Brasil, Ricardo Neiva Tavares.

A Advocacia-Geral da União (AGU) deve apresentar um relatório com regras para a atuação do cônjuge do presidente da República. O parecer vai estabelecer os direitos e deveres e “dar segurança jurídica ao trabalho não remunerado” da primeira-dama em eventos que representa o presidente.