Menu

Em janeiro, fluxo de passageiros cresceu 76% no transporte hidroviário intermunicipal do Amazonas

Compartilhe

Arsepam realizou 2.019 fiscalizações nesse modal no período

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) registrou, em janeiro de 2022, que 66.804 pessoas utilizaram o serviço de transporte hidroviário intermunicipal, com saída dos postos de fiscalização da autarquia em Manaus. O dado representa um aumento de 76,29% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Arsepam explica que o aumento ocorreu pelo fato de que, no ano passado, o Estado adotou medidas rigorosas de restrição na circulação de pessoas, como forma de combater o avanço do novo coronavírus, causador da Covid-19. A ação em questão iniciou em janeiro de 2021 e se estendeu até março do mesmo ano, sendo autorizadas somente viagens consideradas de urgência e emergência.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destacou que o resultado de janeiro deste ano demonstra que a vida está começando a retornar à normalidade, graças ao trabalho desempenhado pelo poder público como um todo. Porém, ele afirma que é preciso manter o uso de máscara e álcool em gel e, sobretudo, que a população complete todo o ciclo vacinal, para que o período pandêmico chegue ao fim.

“Esse aumento significativo se deve à flexibilização das medidas de enfrentamento à pandemia. No caso, principalmente, da limitação [de pessoas] nas embarcações que vigorou até setembro do ano passado. Com a flexibilização, foi possível esse aumento no fluxo de passageiros”, disse o gestor.

FOTOS: Marcos Guimarães/Arsepam

Rufino Júnior acrescentou ainda que a medida só está sendo possível em razão do avanço da vacinação no estado.

“É importante sempre salientar a importância do processo de imunização da população, que o Governo do Estado tem se empenhado, juntamente com a Prefeitura de Manaus. A orientação do governador Wilson Lima é para que possamos facilitar cada vez mais o acesso das pessoas às vacinas. É importante que todos tenham essa consciência e procurem se imunizar, para que possamos voltar à normalidade o mais rápido possível”, concluiu.

Mais dados

As equipes da Arsepam realizaram, no mês passado, 2.019 fiscalizações no modal hidroviário. O número é 63,89% superior em comparação ao mesmo período de 2021, com o total de 729 vistorias.

As embarcações que totalizaram maior quantitativo de passageiros foram lancha rápida/expresso (38.646), seguida por balsa/ferryboat (16.758) e navio motor (11.400). O posto da Arsepam com maior saída de público foi o Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus, com 34.479 usuários. Por sua vez, o Porto de Manaus/Roadway/Manaus Moderna, no centro da capital, contabilizou 32.325 no período.

Tendo como ponto de partida Manaus, os destinos do interior do estado mais procurados pela população, no mês anterior, foram as cidades de Careiro da Várzea (16.949), Tefé (3.621) e Parintins (2.942), respectivamente a 25, 523 e 369 quilômetros da capital.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress SiteLock