A primeira-dama Janja da Silva publicou um vídeo, neste domingo, 29, no qual fala em inglês e convoca os participantes do festival Global Citizen a ajudarem no combate à pobreza e fome no mundo. A filmagem foi realizada diretamente do Central Park, em Nova York (EUA).
“Hello, global citizens“, iniciou Janja. “Eu não estou aí hoje com vocês, mas estou aqui, no Central Park, para fazer um importante chamado aos cidadãos globais. Na presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, o Brasil propôs a crianção da Aliança Global contra a fome a pobreza.”
Janja falou ainda sobre “acabar com as desigualdades e combater as mudanças climáticas é uma responsabilidade de todas e todos nós”.
“Em 2025, o Brasil irá sediar a COP30 no coração da Amazônia”, lembrou. “Pessoas do mundo todo debaterão sobre o futuro do planeta com os pés naquele território ancestral. Take action to end poverty now and to combat climate change. Esse é um chamado para transformação por um mundo mais justo, solidário e sustentável. Enjoy the festival.”
Janja, COP30 e Coldplay
A filmagem foi publicada horas depois do ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmar o show do Coldplay no evento realizado no Brasil.
“Está confirmado!”, escreveu o ministro. “É com muita alegria que recebemos a notícia de que o festival Global Citizen de 2025 será em Belém. Esperamos a banda Coldplay na nossa cidade. Nos vemos lá!”
O governo do Pará negociou para levar uma edição do festival da ONG Global Citizen para Belém pouco antes da COP30.
Chris Martin, vocalista do Coldplay, é um dos líderes globais da ONG. A ideia é realizar o festival de 15 a 20 dias antes da COP30. Outros artistas que participarão do evento devem ser anunciados em 17 de novembro de 2024.