O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), deu início às atividades do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), nos dias 29 e 30 de março. A solenidade, no Campo Society Orlandino Celestino de Lima, contou com a presença de gestores locais, comunitários e atletas de base.
“O Pelci representa inclusão, oportunidade e desenvolvimento. Com o início das atividades em Humaitá, reforçamos nosso compromisso em levar o esporte para todo o Amazonas, transformando vidas e formando novos talentos. Agradeço ao governador Wilson Lima por todo o apoio ao esporte e por investir em iniciativas que fazem a diferença na vida de nossa população”,
Além do início das atividades, a equipe técnica da Sedel participou de encontros com lideranças esportivas, atletas e representantes da comunidade local. A iniciativa teve como propósito entender as demandas do município e debater ações para fortalecer o esporte na região da Madeira, garantindo que crianças, jovens, adultos e a melhor idade tenham acesso a atividades físicas e lazer.
Durante a visita, a equipe da Sedel percorreu diversos projetos esportivos comunitários para avaliar suas condições e impacto na população. Entre eles, espaços que oferecem aulas de jiu-jitsu, que desempenham um papel fundamental na formação de atletas, incentivo às atividades físicas e inclusão social por meio do esporte.
O Pelci foi lançado em Humaitá, em 2022, atendendo crianças e atletas em modalidades como futebol, futsal, basquete e jiu-jitsu. Visando fomentar o esporte de base, a iniciativa do Governo do Amazonas já conquistou mais de 15 mil atletas em todo o estado, participando também nos municípios de Tefé, Tapauá, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Codajás, Envira, Fonte Boa, Presidente Figueiredo e Parintins.
Fotos : Divulgação/Sedel