Mesmo sem ter cumprido promessas feitas na campanha eleitoral de 2020, na disputa pela Prefeitura de Manaus e as metas de recapear 10 mil ruas do programa Asfalta Manaus e abrir vagas de creches na cidade, o prefeito David Almeida (Avante) aproveitou o evento de assinatura da ordem de serviço para a obra de um novo viaduto que vai interligar asa avenidas Efigênio Salles e Governador José Lindoso (avenida das Torres) para prometer a construção de um hospital municipal e mais 26 obras de intervenção no trânsito.
Conforme o Radar Amazônico vem mostrando, nas últimas semanas, o chefe de Executivo Municipal vem realizando uma série de eventos e fazendo promessas para promover politicamente sua gestão, contrariando preceitos constitucionais, como por exemplo da impessoalidade e moralidade na administração pública, assim como descumprindo a Lei Eleitoral, no uso escancarado da máquina pública em benefício próprio.
Com o período eleitoral se aproximando, David Almeida prometeu zerar as filas de cirurgia de baixa complexidade com um anúncio da construção de um hospital municipal.
“Nós temos dois terrenos onde nós vamos decidir, podem anotar que nós vamos muito em breve anunciar a construção do primeiro hospital municipal, o primeiro da cidade de Manaus, onde nós vamos fazer as intervenções e vamos zerar as filas de cirurgia de baixa complexidade”.
Além disso, Almeida também afirmou que irão ocorrer mais 26 obras de intervenções no trânsito pela cidade.
“Nós vamos anunciar mais 26 ações no trânsito, inclusive no bairro da União, próximo ao aeroclube que tem um problema muito sério para a gente corrigir. Então esse é um novo pacote”.
Nesta semana, o chefe do Executivo Municipal aproveitou para fazer diversas promessas. Na segunda-feira (26), David Almeida e reuniu com os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no auditório do Colégio La Salle e chegou a prometer casa própria aos profissionais através de um programa que vai substituir o valor da entrada na aquisição de imóveis.
Promessas não cumpridas
Entre as promessas do prefeito está o Asfalta Manaus, que prometeu entregar 10 mil ruas recapeadas, mas que segundo o site Asfaltômetro, em quase dois anos do programa foram asafaltadas apenas 2.794 ruas, ou seja, apenas 27.94% da meta foi cumprida. Restando ainda um pouco mais de 70% para a conclusão em um período de 10 meses restantes no ano.
outra promessa é sobre as vagas em creches, a meta indicada pela prefeitura é 10.208 vagas, porém até o momento foram selecionados crianças para 2.432 vagas. Ou seja, para cumprir o que promete, David Almeida teria que praticamente dobrar o número de salas disponíveis nas creches ou dobrar o número das próprias creches para alcançar as 10 mil vagas prometidas.
Mesmo com essa carência, desde que assumiu a Prefeitura de Manaus, Almeida entregou somente duas creches novas e apenas reformou estruturas feitas por gestões anteriores. Essa falta de investimentos na educação infantil rendeu duras críticas por parte do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).