Menu

Elon Musk mostrou para o mundo a ditadura brasileira. E agora, que farão os brasileiros? 

Compartilhe

'O juiz esta nu, sem a toga da falsa defesa da democracia que o cobria', afirma o colunista de Oeste

Elon Musk mostrou a todo o mundo o que todos os brasileiros que têm algum esboço de consciência já sabiam: há uma ditadura do Judiciário no Brasil. Os brasileiros conscientes se dividem em duas camadas: os que tinham medo de dizer que havia uma ditadura no Brasil e os que diziam e enfrentavam as consequências. A consequência podia ser processo, censura, exílio e prisão. Tudo em nome da defesa de uma democracia que não mais existia aqui.

Este escriba que vos fala disse que havia censura no Brasil e imediatamente foi censurado. Bloquearam meu Twitter/X por três meses e me jogaram num inquérito. Fizeram agora o mesmo com Musk. O ministro Alexandre de Moraes o jogou num inquérito das “milicias digitais” porque o empresário disse que havia censura, perseguição e abuso das leis no Brasil perpetrados por quem deveria proteger a liberdade e as leis: o abuso do próprio Poder Judiciário brasileiro, como a famigerada metáfora do lobo tomando conta das ovelhas.Play Video

Musk deu um xeque mate no juiz abusivo. Restava a ele bloquear o Twitter/X, o que mostraria para o planeta que o Brasil é uma ditadura escancarada. Só ditaduras explícitas — como Rússia, China e Irã — proíbem a rede social em seus países. Podia não fazer nada, o que enfraqueceria o candidato a ditador, que seria visto como corajoso com jornalistas e influenciadores, mas covarde com grandes empresários e homens poderosos como Musk.

Moraes escolheu o caminho mais esdrúxulo: jogar justamente no processo sem fim — em que atua como acusador, vítima e juiz — um dos homens mais ricos do mundo, por ter dito que não cumpriria ordens ilegais que descumprissem a própria Constituição brasileira. Mais: disse que descumpriria, mas até agora não descumpriu as ordens ditatoriais travestidas de democratas, o que jamais justificaria sua inclusão em inquérito algum. Enfim, o juiz ditador Mostrou para o Brasil e para o mundo que sua ação é ditatorial.

O xeque mate de Elon Musk

Alexandre de Moraes e Elon Musk
O ministro Alexandre de Moraes decidiu incluir o dono do Twitter/X no inquérito que investiga a existência de ‘milícias digitais’, além de ter aberto um novo inquérito para apurar se o empresário cometeu crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime | Foto: Montagem/Redes sociais

O xeque mate de Musk é para qualquer pessoa que pense ou tenha consciência mínima da realidade. Mas consciência envolve moralidade além de poder cognitivo e apreensão lógica das coisas. A grande mídia brasileira diz — mente abertamente em editoriais, como Rede Globo — que o dono do Twitter/X é um defensor de noticias inverídicas e discursos de ódio. A grande mídia não tem como voltar atrás em seu cronológico apoio a abusos autoritários feitos em série.

“Ora, qual seria o discurso de ódio ou noticia falsa que Musk defenderia? Há censura prévia no país. E isso é proibido, vedado por lei”Adrilles Jorge

O ministro Alexandre de Moraes diz que liberdade de expressão não é liberdade de agressão e que não podem ser proferidos discursos racistas, misóginos e machistas. O ministro Barroso vai na mesma onda: “Fizemos o que fizemos porque uma extrema direita tomou conta do país e tivemos que reagir”. Ora, qual seria o discurso de ódio ou noticia falsa que Musk defenderia? Há censura prévia no país. E isso é proibido, vedado por lei.

Jornalistas exilados, sem contas nas redes sociais, por terem contestado a idoneidade da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022. Naquelas eleições, uma parte inteira da direita brasileira foi censurada, impedida de dizer coisas do tipo de que Lula era ladrão, era amigo de ditadores e a favor de medidas como o aborto. Bolsonaro era chamado de assassino em massa, de genocida, e tudo bem para a Justiça. A direita foi alcunhada o apelido de ‘’extrema direita’’, pois ousou contestar o método infalível das urnas e pediu por algum tipo de aprimoramento do sistema eleitoral, com contagem pública em voto impresso. Isso seria crime? Onde estariam o racismo, a misoginia e o racismo nessas contestações?

As pessoas presas, exiladas, com contas bancárias bloqueadas e censuradas têm o demérito de terem cometido crimes de opinião. Opinião contra a verdade imposta pela Justiça Eleitoral, que é um puxadinho do STF. Qual “extrema direita”, pois, qual racismo, qual misoginia, qual inverdade, qual discurso de ódio legitimou este histórico de censura, opressão e perseguição a todo um espectro da politica nacional?

Mas tudo é relativo

Elon Musk usando terno bege com camisa branca
Elon Musk: críticas a Alexandre de Moraes e ao Judiciário brasileiro | Foto: Divulgação/Freepik

O xeque mate de Musk, portanto, é relativo. Reza a piada que jogar xadrez com um pombo não adianta. Porque ele vai espalhar as peças, defecar no tabuleiro e dizer que ganhou. Um ditador sempre age como um pombo que impõe sua lógica. Assim que agem justamente os artífices e defensores da ditadura que se tornou o Brasil.

O xeque mate de Musk precisa de consciência intelectual e moral para ser apreendido. E quem necessita apreendê-lo são as mesmas pessoas que já sofrem ou poderão sofrer ainda mais com os desmandos do Judiciário brasileiro. Bolsonaro vai seguir não dizendo em público que estamos em uma ditadura? Os deputados e senadores vão seguir ignorando os desmandos de uma ditadura que lhes tolhe o poder, inclusive o da palavra de tecer qualquer critica ao STF, sob pena de cair na masmorra como Daniel Silveira, preso e condenado por criticar membros da Suprema Corte?

“O povo seguirá vendo o Brasil se transformar numa ditadura total aos moldes de Cuba e Venezuela?Adrilles Jorge

Os lideres políticos da direita como Tarcísio Gomes de Freitas e Romeu Zema seguirão calados diante dos desmandos visíveis, colocados a nu do Judiciário brasileiro? Por fim, o povo seguirá vendo o Brasil se transformar numa ditadura total aos moldes de Cuba e Venezuela? Sim, o mundo  inteiro sabe que há ditadura em Cuba e Venezuela há décadas. E o mundo nada faz. E o povo destes países nada mais pode fazer diante do poder da força bruta de uma ditadura constituída.

No Brasil, há uma diferença: há aqui uma ditadura travestida de democracia, onde os ditadores censuram, prendem e destroem pessoas por, supostamente, falsamente em defesa de uma falsa democracia. Esta hipocrisia já foi desmascarada, foi desnudada. O rei está nu. O juiz esta nu, sem a toga da falsa defesa da democracia que o cobria. Mas o ditador desnudado e escancarado ao povo seguirá com sua tirania desnudada imposta ao povo, aos olhos do mundo? Essa é a pergunta  que o povo Brasileiro deve se fazer a si mesmo.

*Com informações revistaoeste

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress