O vice-prefeito de Novo Airão, José Sales (MDB), mais conhecido como “Baliza”, confirmou ao RealTime1 que rompeu com o prefeito Federico Júnior (União) e vai enfrentar o candidato dele na eleição deste ano, o procurador do município, Otávio Farias (União).
Segundo Baliza, a relação construída entre ele e Frederico Júnior durante os cinco anos do mandato desabou nos últimos dois meses, quando o prefeito sinalizou o apoio a Otávio Farias, que nunca disputou uma eleição em Novo Airão.
Para enfrentar o candidato de Frederico nas ruas, o ainda vice-prefeito, tem como pré-candidato a vice o empresário Anderson da Internet, terceiro colocado na eleição municipal de 2020.
Apoios políticos
Baliza aposta nos apoios do senador Eduardo Braga; dos deputados estaduais cabo Maciel (PL) e Cristiano D’Ângelo (MDB), o deputado federal Alberto Neto (PL), e do ex-deputado Marcelo Ramos. Frederico Júnior, o apoio dos nove vereadores da Câmara Municipal e do governador Wilson Lima (União).
Otávio também garante que conta com o apoio do deputado federal Saullo Vianna (PSD), do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União), do senador Omar Aziz (PSD) e de Fausto Jr, secretário de Estado do governo Wilson Lima.
Victor Santos disse que a pré-candidatura está sendo construída
Victor Santos (PSDB), filho do ex-prefeito de Novo Airão, Wilton dos Santos, também é pré-candidato e que tem alinhado as decisões políticas com o deputado estadual Mário César Filho (União), que já teria lhe declarado apoio, além de estar tentando trazer para o seu lado o deputado Sidney Leite (PSD).
Sobre seu vice na chapa ele disse que “o cargo é uma construção política” e que está ouvindo indicações, mas a decisão final será tomada de forma coletiva.
Daniel Gusmão ainda é dúvida no pleito
Apesar de ser citado em algumas pesquisas eleitorais, Daniel Gusmão não confirmou que será candidato à prefeitura de Novo Airão.
No entanto, caso seu nome seja lançado, ele garante que contará com o apoio de nomes da direita bolsonarista do Amazonas. Ele menciona nomes como o do ex-senador e presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, do Coronel Menezes, da deputada estadual Débora Menezes e do deputado federal Capitão Alberto Neto, todos filiados ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sobre o nome para compor a chapa como vice-prefeito, Daniel disse se identificar com o empresário do ramo de turismo Noé Costa, por quem tem grande amizade e respeito, além de dividir ideias comuns para o município.