O juiz Roberto Santos Taketomi, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), determinou na última quarta-feira (28) que o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), candidato a prefeito de Manaus, retire das redes sociais vídeos em que mostra uma laranja para o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), adversário na disputa eleitoral, em debate na TV.
Wilker pediu ‘Direito de Resposta’ após debate na TV Norte na segunda-feira (26). Na rodada sobre saúde, Wilker Barreto escolheu Amom e perguntou sobre as propostas para melhorar a qualidade de vida da população de Manaus.
Amom Mandel mostrou uma laranja e disse que era um presente para Wilker Barreto. “Eu trouxe um presente pra você. No final eu te entrego tá bom, Wilker?”, disse ao exibir a fruta.
Wilker acusou Amom de “veicular imputação caluniosa e difamatória, fazendo a associação direta entre o representante e a ‘laranja’, conceito culturalmente desabonador e que têm potencial para desequilibrar o pleito”.
Ao aceitar o pedido, Taketomi diz que as publicações feitas por Amom nas redes sociais são “incompatíveis com o regular exercício do direito constitucional da liberdade de expressão”, e determinou a remoção no prazo de 24 horas.