Amazonas – A candidatura de Nair Blair (Agir) ao Governo do Amazonas, foi rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) nesta segunda-feira (12). O colegiado considerou que o Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) do partido Agir foi indeferido na última quinta-feira (8).
“Ante o exposto, em consonância com a manifestação da Procuradoria Eleitoral, somos pelo indeferimento do registro de candidatura de Nair Queiroz Blair ao cargo de governador (sic) nas eleições de 2022 e por consequência julgo extinta por ausência de interesse processual a ação de impugnação de registro de candidatura”, diz a decisaõ do TRE-AM.
O Drap do Agir foi indeferido porque o partido não cumpriu os prazos processuais previstos na legislação eleitoral.
Conforme o Ministério Público Eleitoral (MPE), a convenção do partido foi realizada no dia 24 de julho e a sigla deveria ter enviado os dados à Justiça eleitoral logo no dia seguinte, mas só enviou 12 dias depois, na data de 5 de agosto.
Conforme equipe de assessoria da empresária, ela vai recorrer da decisão.
Candidatos ao Governo
Wilson Lima (União Brasil), Carol Braz (PDT), Dr. Israel Tuyuka (Psol), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB) já tiveram suas candidaturas aprovadas pela Corte Eleitoral.