Menu

Educação do município de Manaus está a serviço da politicagem, denuncia jornalista

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), comandada por Dulce Almeida, irmã do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), segue sendo palco de politicagem em ano eleitoral e, ao que parece, está deixando o ensino dos alunos em segundo plano, denunciou o jornalista Thiago Botelho em sua coluna diária Sem Mimimi desta segunda-feira (3).

Botelho destacou que, além do fatiamento das Divisões Distritais Zonais (DDZs) com vereadores aliados, diretores escolares que não aceitam transformar as unidades de ensino em curral eleitoral estão sendo afastados.

“Um caso recente é o da Escola Municipal Honorina de Azevedo Vasconcelos, no bairro São José Operário, na zona Leste. O até então diretor do colégio, Sérgio Garcia, decidiu bater de frente contra as interferências políticas e não aceitou, segundo fontes ouvidas, fazer campanha para o vereador Fransuá (PSD). Por conta disso, foi forçado a tirar férias”, revelou o jornalista.

Em vídeo gravado a pais e alunos aos quais a coluna teve acesso, Garcia destaca que não foi afastado por incompetência ou falha, mas por politicagem. “Além da interferência política em si, que já é um absurdo, o temor dos pais, alunos e comunitários é que projetos sociais desenvolvidos na unidade de ensino com a anuência de Sérgio Garcia sejam desfeitos”, comentou Botelho.

Atualmente, cerca de 200 pessoas participam de atividades na escola Honorina de Azevedo Vasconcelos, que abre suas portas para receber os moradores do bairro São José. “Por conta dessa incerteza, está previsto um protesto em frente à escola nesta segunda-feira (3). Os pais querem saber o real motivo da troca de comando e se o novo diretor vai dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior”, divulgou Botelho.

Contrato
Falando em Semed, a pasta que não pagou a data-base dos servidores renovou o contrato no valor R$1.738.880 pelo aluguel de carreta-palco para atender às demandas do órgão. A empresa beneficiada é a Angelus Locações LTDA.

O primeiro termo de aditivo foi assinado por Dulce Almeida e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 29 de maio de 2024. Conforme o documento, a renovação de contrato terá vigência de 12 meses, a contar do dia 12 de maio.