Amazonas – Em uma manifestação contundente, o senador Eduardo Braga (MDB) expressou sua indignação em relação à crise que atinge o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, um dos maiores hospitais de referência do Amazonas.
Em suas redes sociais, nesta quarta-feira (18/12), Braga, que foi o responsável pela construção da unidade de saúde enquanto governador do Estado, não poupou críticas ao atual governo e à gestão da saúde pública.
Veja vídeo:
Eduardo Braga fala sobre crise no 28 de Agosto: “O Governo, a Secretaria de Saúde e o governador estão errados’; veja vídeo pic.twitter.com/UU1v9qqHDs
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) December 19, 2024
“Não poderia deixar de me manifestar sobre o que está acontecendo no 28 de Agosto, que foi construído por mim quando eu estava no governo do estado. E eu lamento muito a forma como o governo do estado do Amazonas está conduzindo essa questão”, disse o senador, visivelmente frustrado com a situação.
O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que era considerado referência no atendimento de urgência e emergência para a população de Manaus e do interior do Estado, enfrenta uma crise profunda, após a troca da direção do hospital ser assumida pela Organização Social de Saúde (OSS) Agir, do Estado de Goiás.
O senador criticou a decisão do governo de afastar médicos competentes e experientes do hospital, incluindo profissionais amazonenses que dedicaram suas carreiras ao atendimento da população. “É triste ver médicos competentes, amazonenses, que passaram a vida se dedicando a atender as pessoas no 28 de Agosto, sendo praticamente despejados do hospital, sem nenhum respeito e nenhuma consideração à população que eles tratam”, lamentou Braga.
Com um tom enfático, Braga afirmou: “O Governo está errado, a Secretaria de Saúde está errada, o governador do estado do Amazonas está errado.” O senador também reforçou que a crise na saúde pública de Manaus, especialmente no 28 de Agosto, é um reflexo direto da gestão do atual governo.